Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
33º
Porto Nacional
31º
FERIADOU?

Confira agora o que abre e o que fecha nesse feriadão na capital

06 setembro 2021 - 14h26Por G1 Tocantins

Nesta terça-feira (7) comemora-se o Dia da Independência do Brasil, feriado nacional. Na quarta (8), tocantinenses celebrarão o Dia de Nossa Senhora da Natividade - Padroeira do Estado.

Com os dois feriados, muitos moradores do Tocantins já estão curtindo a folga. Isso porque o governo e os principais municípios do estado decretaram ponto facultativo nos órgãos públicos nesta segunda-feira (6).

Nesse período, alguns setores vão funcionar, como os supermercados e shoppings da capital. Abaixo, você confere o que abre e o que fecha:

Órgãos públicos

O governador Mauro Carlesse (PSL) decretou ponto facultativo nesta segunda-feira (6) nos órgãos públicos estaduais. Portanto, até quarta-feira servidores estão de folga.

Conforme o governo, a medida não se aplica aos serviços essenciais como saúde e segurança que atuam em caráter de plantão. Neste caso caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento das atividades durante todo o feriadão.

A Prefeitura de Palmas e de Araguaína também decretou ponto facultativo nesta segunda-feira. Isso significa que os órgãos públicos nessas cidades também ficarão fechados até a próxima quarta.

Capim Dourado Shopping

O shopping vai abrir na terça e quarta-feira com horários diferenciados. A praça de alimentação e a área voltada ao lazer irão funcionar das 11h às 20h. Já as lojas abrirão das 14h às 20h.

Palmas Shopping

O Palmas Shopping também irá funcionar nos dois dias de feriado. A praça de alimentação ficará aberta das 11h às 22h. Já as lojas funcionarão das 11h às 17h.

Comércio em geral

O comércio deve permanecer fechado nesta terça-feira (2). De acordo com a convenção coletiva de trabalho que está em vigor até outubro deste ano, o funcionamento está proibido no Dia da Independência.

A restrição não se aplica no Dia da Padroeira do Tocantins. Portanto, na quarta-feira, o comércio está liberado para funcionar.

A Fecomércio Tocantins disponibiliza telefones para tirar dúvidas dos empresários sobre convenções coletivas, feriados, jornada de trabalho, piso salarial, entre outros assuntos.

Supermercados

Os supermercados Quartetto, Super Big e Atacadão informaram ao G1 que vão abrir em horário normal nesta terça e quarta-feira.

Correios

Os Correios informaram que, nos dias 7 e 8 de setembro, as agências de atendimento ficarão fechadas no Tocantins.

No dia 8, haverá entrega de correspondências e encomendas nas cidades de Palmas e Araguaína. Nos demais municípios, não haverá prestação do serviço de entrega durante todo feriado.

Os clientes poderão obter informações sobre produtos e serviços ou registrar manifestações na página dos Correios.