Palmas
32º
Araguaína
25º
Gurupi
29º
Porto Nacional
34º
ATENÇÃO CONSUMIDOR

Confira dicas importantes para comprar produtos típicos juninos pré-embalados

23 junho 2021 - 10h09

O mês de Junho é conhecido pelas Festas Juninas, celebrações que têm adquirido novos formatos em decorrência da pandemia do Coronavirus. Seja na modalidade drive thru, em que as pessoas se mantêm distantes nos veículos, seja em pequenos grupos intimistas ou apenas no núcleo familiar, a época é de aproveitar os deliciosos sabores temáticos típicos como rapadura, pé de moleque, creme de amendoim, amendoim, paçoquinha, paçoquinha diet, milho para pipoca, canjica, torrone com amendoim, farinha de milho flocada, pé de moça, leite condensado, canjica amarela munguzá, leite de coco, canela moída, coco ralado, coco em flocos desidratado, maçã e fubá, itens presentes nos carrinhos de supermercado para a celebração.

Com a proximidade das duas maiores datas comemorativas – São João (24 de Junho) e São Pedro (29 de Junho) – o Governo do Estado, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), continua com suas ações educativas de orientação à população, com dicas importantes para o consumidor.

O presidente da Agência de Metrologia, Rérison Castro, orienta que é fundamental que o consumidor, ao ir às compras, tenha o hábito de ler os rótulos e embalagens dos produtos nos estabelecimentos comerciais. “Grande parte dos produtos juninos são pré-embalados e é necessário ver se as etiquetas nas mercadorias contêm o preço do quilo e o valor da pesagem já descontado o peso da embalagem”, aponta o presidente. Além disso, para maior segurança, “é fundamental que o consumidor esteja atento e que priorize as compras em estabelecimentos formais e com a emissão da nota fiscal, que é uma garantia para o caso de eventuais trocas”, informa Rérison.

Produtos que são embalados longe do consumidor

A Metrologia Estadual, o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Tocantins, informa que o produto pré-medido é aquele que é embalado e medido sem a presença do consumidor e que se encontra em condições de comercialização.

Antes de ir às compras, fique atento às dicas importantes:

•   A indicação quantitativa dos produtos pré-embalados deve constar no rótulo, na vista principal da embalagem e em cor contrastante à que lhe servir de fundo.
•   Não se engane com indicações do tipo “tamanho família”, pois embalagens de tamanhos iguais podem conter quantidades diferentes;

•   A quantidade dos conservantes, tais como calda ou salmoura, não deve ser considerada como produto, e, sendo assim, não deve estar incluída no peso drenado do produto;

•   O peso da embalagem deve ser descontado do peso do produto;

•   Brindes devem ser oferecidos de acordo com a Portaria Inmetro nº 180/1998. Quando os brindes se referirem a uma quantidade de produto comercializada, devem estar declaradas na embalagem tanto a quantidade do produto quanto a parcela relativa ao brinde, de forma clara.

•   Produtos como sardinha em lata, palmito e doces em calda são imersos em líquidos, que podem estar presentes para fins de conservação ou ser parte integrante do produto. A embalagem deve indicar a quantidade do produto principal sem considerar a parte líquida, isto é, o peso drenado, e também o peso total, com o líquido.

•   Produtos glaciados – aqueles nos quais é aplicada uma fina camada externa de gelo que servirá de proteção contra oxidação e rancificação – devem ter declarado na embalagem o peso líquido, descontando a camada de glaciamento.