Palmas
29º
Araguaína
28º
Gurupi
29º
Porto Nacional
30º
TOCANTINS

Coronavírus chega ao sistema prisional e Secretaria de Justiça se manifesta

11 maio 2020 - 13h43Por Redação

O Coronavírus chegou ao sistema prisional do Tocantins. Conforme apurado por nossa reportagem, três agentes da Polícia Penal e um servidor terceirizado da empresa Embrasil que atua no Presídio Barra da Grota em Araguaína, testaram positivo para o Covid-19.

O Portal O Norte procurou a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). Em nota, a pasta esclareceu que está ciente dos casos de contaminação dos profissionais e destacou que essas pessoas, encontram-se afastadas de suas atividades laborais até que se cumpra o prazo estipulado pelas autoridades de saúde como sendo do período de recuperação da doença.

A Seciju informa ainda que tem tomado todas as medidas necessárias para garantir a saúde de servidores do Sistema Penal e dos custodiados. "Desde o anúncio da pandemia, as visitas às unidades foram suspensas, celas de isolamento foram destinadas para os novos presos que têm ingressado no Sistema e criou-se ainda o Núcleo de Operações, Prevenção e Controle – COVID-19, visando promover ações emergenciais e direcionadas junto às suas 37 unidades prisionais do Tocantins como a limpeza e higienização de todo o ambiente carcerário, uso obrigatório de máscara dentro da unidade e ainda o contato mínimo entre agentes e reeducandos", diz  nota.

A Secretaria também informa que os membros do Núcleo de Operações, Prevenção e Controle – COVID-19 têm realizado reuniões semanais para tratar sobre as demandas atendendo as recomendações das autoridades de saúde com ações pontuais em todas as unidades. "Entre as medidas está também a visita periódica do médico do Sistema a todas as unidades com testes rápidos e orientações de prevenção aos servidores e custodiados", observou

A Seciju afirma ainda que graças a essas medidas, não há nenhum registro de caso suspeito ou confirmado de contaminação por Coronavirus entre os reeducandos do sistema tocantinense.