Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
SEGUNDO PESQUISA

Covid: 37% dos infectados têm ao menos um sintoma de longo prazo

29 setembro 2021 - 15h55Por r7 Notícias

Ao menos um sintoma de Covid-19 de longo prazo foi encontrado em 37% dos pacientes de três a seis meses depois da infecção do SARs-CoV-2, mostrou um estudo amplo da Universidade de Oxford e do Instituto Nacional de Pesquisas de Saúde, nesta quarta-feira (29).

Entre os sintomas mais comuns estão problemas respiratórios, fadiga, dor e ansiedade, disse a Universidade de Oxford depois de investigar sintomas em mais de 270 mil pessoas que se recuperam da Covid-19.

Os sintomas se revelaram mais frequentes em pessoas que foram hospitalizadas e ligeiramente mais comuns entre mulheres, de acordo com o estudo.

A pesquisa não apontou causas detalhadas, gravidade ou duração dos sintomas da Covid longa, mas indicou que pessoas mais velhas e homens tiveram mais dificuldades respiratórias e problemas cognitivos, enquanto jovens e mulheres tiveram mais dores de cabeças, sintomas abdominais e ansiedade ou depressão.

"Precisamos identificar os mecanismos subjacentes aos diversos sintomas que podem afetar os sobreviventes", disse Paul Harrison, professor da Universidade de Oxford que comandou o ensaio.

"Esta informação será essencial se for para evitar ou tratar eficazmente as consequências de saúde de longo prazo da Covid-19".