Palmas
28º
Araguaína
28º
Gurupi
29º
Porto Nacional
28º
ESTRATÉGIA E SORTE

A história fascinante do matemático que ganhou 14 vezes na loteria

12 junho 2021 - 09h19Por Meio Norte

Ganhar na loteria é uma questão de sorte ou estratégia? A história fascinante de Stefan Mandel prova que tudo pode ser uma mistura desses dois elementos.

O matemático romeno ganhou 14 vezes na loteria usando análises estatísticas e uma pitada de sorte. Através de métodos legítimos, ele conseguiu ser vitorioso dentro da legalidade da época. 

A história começa na Romênia, no final dos anos 1950, na era comunista. Naquela época, Stefan trabalhava como economista e começou a estudar a loteria do país, que era sancionada pelo governo. O matemático foi capaz de analisar o sistema dos jogos e as probabilidades de ser premiado nos sorteios.

Sistema com até 40 números

Foi assim que ele chegou à fórmula matemática que consistia em prever 5 dos 6 números vencedores em um sistema com até 40 números. Depois de passar quatro anos testando sua fórmula, ele finalmente conseguiu ganhar o prêmio no valor de mais de R$ 80 mil na loteria romena. 

Com o dinheiro do prêmio, se mudou com a família para Israel, onde viveu durante muitos anos, até se mudarem para a Austrália. A fórmula de Stefan Mandel para ganhar na Loteria Agora na Austrália, Mandel começou a estudar o sistema de loterias do país. Assim, desenvolveu outra fórmula matemática para ganhar na loteria. 

Dessa vez, o método era baseado em comprar a maior quantidade possível de bilhetes em tempo para um sorteio.

A nova estratégia de Stefan Mandel: 

- Calcular o número total de combinações possíveis em determinada loteria;

-Simplificar as combinações de probabilidades onde o prêmio é pelo menos três vezes maior que o número de combinações possíveis;

-Arrecadar dinheiro suficiente através de investidores para comprar um bilhete para cada sequência;

 Imprimir os milhões de bilhetes em casa, cada um com uma combinação (uma prática permitida na época);

- Ganhar o prêmio e pagar os investidores que participaram do esquema.

-O esquema começou a ganhar fama entre os jogadores, e muitas pessoas se uniram ao matemático para investir na aquisição dos bilhetes. 

Cada vez mais ambicioso

Sendo assim, caso ele ganhasse o prêmio, o valor seria dividido com seus investidores. Mandel ficou cada vez mais ambicioso, e passou a comprar todas as combinações numéricas possíveis.

Foi assim que o matemático conseguiu conquistar os prêmios principais nas loterias por 12 vezes. O governo, que ficava cada vez menos contente com as vitórias de Mandel, passou a implementar novas regras e leis para impedir que o esquema fosse aplicado nos sorteios. 

Eventualmente, ele desistiu de apostar na Austrália e decidiu investir suas técnicas matemáticas para ganhar na loteria dos Estados Unidos.