Palmas
28º
Araguaína
26º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º
BIZARRO

A história impressionante do jóquei que ganhou uma corrida de cavalos morto

26 julho 2021 - 12h55Por Meio Norte

Para os amantes do esporte, cada corrida de cavalo é, em sua forma particular, emocionante e cheia de adrenalina. Mas, para os espectadores presentes no Belmont Park, em Nova York, no dia 04 de junho de 1923, as coisas foram um pouco diferentes.

Frank Hayes, um competidor de 35 anos contava com o cavalo Sweet Kiss para ganhar a corrida. Ao ser o primeiro a passar pela linha de chegada, mal podia acreditar que Frank realmente teria conquistado a primeira vitória de sua carreira.

Entretanto, assim que o animal parou de correr, o cavaleiro caiu da sela. Segundo testemunhas, o doutor John A. Voorhees correu até o corpo e, após examiná-lo, atestou morte por ataque cardíaco.

Mesmo 98 anos depois do incidente, não se sabe exatamente em que momento da corrida Frank morreu. Para o Guinness World Records (livro de recordes mundiais), o competidor faleceu durante a corrida. Segundo a publicação, o jovem veio à óbito antes do último salto e, por culpa da inércia e do movimento do cavalo, teria ficado na sela, mesmo sem vida.

Para Roda Ferraro, gerente da Biblioteca Keeneland, a existência da foto do salto é incrível e muito rara. “Os fotógrafos da época não se especializavam na cobertura de obstáculos”, explicou em entrevista à CNN.

Existem, ainda, dúvidas sobre a causa da morte de Frank. Para muitos, o corredor teria morrido devido à emoção da corrida. Outros relatos indicaram insuficiência cardíaca, já que ele tinha reduzido seu peso para 58 kg.

Na época, foi publicado no Buffalo Morning Express que Frank perdeu 4 kg em 24 horas. Segundo a publicação, “na manhã do incidente, ele passou várias horas na estrada, correndo para perder peso. Se esforçou, suou e nem chegou a tomar água. Quando subiu na sela para a corrida, estava fraco e cansado".

Depois do episódio, Frank Hayes ficou conhecido como o único homem na história das corridas de cavalo a ganhar uma corrida mesmo estando morto. Acredita-se que o cavalo Sweet Kiss não tenha corrido nunca mais e acabou ganhando o apelido de Sweet Kiss of Death (doce beijo da morte, em português).