Palmas
29º
Araguaína
29º
Gurupi
28º
Porto Nacional
29º
BEM ESTAR

Eles voltaram! Saiba como prevenir e tratar queimaduras de "potós"

24 junho 2021 - 16h32Por Meio Norte

A época dos potós chegou

A época dos temidos potós chegou e já é possível vê-los andando pela casa. O potó é um inseto pouco maior do que uma formiga, nas cores vermelho e preto. Ele libera uma substância tóxica que, em contato com a pele humana, pode causar queimaduras.

O inseto é atraído pela luz branca e costuma procurar lugares mais quentes, durante a noite, encontrando no corpo humano o local ideal para se instalar. As queimaduras costumam acontecer à noite, principalmente nas partes do corpo que ficam expostas durante o sono.

Prevenção

Não é tão fácil prevenir a queimadura por potó, mas algumas medidas podem diminuir as chances de contato com ele. Manter janelas fechadas, instalar telas de proteção para evitar a entrada de insetos, usar luzes amarelas no lugar das brancas são alguns cuidados que podem ser adotados.

Mas se, mesmo com todas as medidas de proteção, você ainda se deparar com um potó, é importante não esmagá-lo sobre a pele, pois ele pode soltar uma substância tóxica que provocará as queimaduras. Retire-o com cuidado e lave o local da pele onde ele foi encontrado.

Queimadura

Se você teve contato com o potó e só percebeu depois de já ter acontecido a queimadura, é importante tomar os cuidados necessários para tratar o local.

O inseto é capaz de provocar lesões que se assemelham a uma queimadura por fogo ou produto químico, podendo variar de intensidade e gravidade.

Tratamento

O local afetado pela queimadura de potó deve ficar longe de contato com o sol. Além disso, em casos simples, uma pomada anti-inflamatória pode ajudar, seu uso vai contribuir para desinflamar e hidratar o local da lesão.

Já se o caso for mais grave, é necessária uma avaliação médica para que um profissional possa indicar a melhor foma de tratamento.

Tratamento caseiro

Algumas pessoas costumam adotar receitas caseiras para tratar queimaduras, mas elas devem ser evitadas, inclusive no caso de queimaduras ocasionadas por potó. Produtos como creme dental, pomadas ginecológicas, margarina, entre outros, podem piorar a gravidade da lesão, causar reações alérgicas, além de demorar a cicatrização da ferida.

O indicado é que se deixe a queimadura secar naturalmente, evitando exposição à luz solar e, quando já em processo de recuperação, pode ser feito uso de protetor solar na área em cicatrização, isso evita que surjam manchas no local.