Menu
Busca sábado, 19 de junho de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
34ºmax
20ºmin
FIQUE SABENDO!

Entenda porque a cafeína não é uma boa arma contra o sono

07 junho 2021 - 11h07Por Meio Norte/Com informações do Mega Curioso

Todo trabalhador nesse país pode se identificar com essa rotina: o despertador toca pela manhã, você ainda está morrendo de sono e, para cogitar qualquer possibilidade de produzir alguma coisa, você precisa de uma caneca de café bem forte para acordar.

Com isso, infelizmente, é necessário dizer que a cafeína não é um recurso 100% eficiente para se manter trabalhando após uma noite mal dormida. A gente sente menos sono, é verdade, mas a capacidade cognitiva exigida por tarefas complexas continua comprometida.

Cafeína só ajuda em tarefas simples

Quem nos traz essa notícia devastadora é um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan e publicado no Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, & Cognition.

A equipe fez testes com mais de 275 voluntários, após uma noite de sono ruim e alto consumo de cafeína. A primeira etapa era uma tarefinha simples de atenção, enquanto a segunda era uma prova mais difícil, que demandava cumprir etapas na ordem certa. 

A privação de sono, como esperado, diminuiu o desempenho dos participantes nos dois testes. Até aí tudo bem... A questão é que a cafeína ajudou a melhorar o desempenho dos sonolentos apenas na primeira tarefinha. Na segunda, mais difícil, estar com sono continuou sendo um problema, mesmo após o café.

AO VIVO