Palmas
27º
Araguaína
26º
Gurupi
25º
Porto Nacional
30º
BEM ESTAR

Entenda porque dormir com roupa apertada faz mal à saúde

15 agosto 2021 - 11h24Por Mega Curioso

Você já ouviu falar de melatonina? Esse importante químico, também chamado N-acetil-5-metoxitriptamina, é conhecido como o neurotransmissor antienvelhecimento, devido à sua relação com o nosso envelhecimento.

A melatonina é responsável por regular nosso relógio biológico para descanso e recuperação, principalmente dos nossos neurônios. É esse químico que dita o ritmo do corpo e nos informa se é noite ou dia. Quando você dorme, seu cérebro remove proteínas tóxicas de seus neurônios, que são subprodutos da atividade neural de quando você está acordado.

Quando o Sol se põe, a glândula pineal no cérebro secreta a melatonina, levando-o a dormir, o que atinge seu pico entre 2 e 3 horas da madrugada, no auge da escuridão. Por isso, pessoas cegas precisam de suplementos para regular os níveis de melatonina. Esse neurotransmissor tem relação com o estresse, funciona como antioxidante e ajuda na homeostase, que é o equilíbrio do organismo.

Os aparelhos eletrônicos, como celulares e tablets, emitem uma luz que engana o nosso cérebro, como se fosse a luz do dia, prejudicando a produção desse neurotransmissor.

Agora que você já tem uma noção básica do que é a melatonina, vai descobrir a relação desse químico com o fato de dormir com roupa apertada. Sabemos que o estresse suprime o sistema imunológico, o que aumenta o risco de doenças, como condições cardíacas, depressão e aumento da ansiedade, além de diminuir o desempenho cognitivo.

Pesquisadores da Universidade de Amsterdã descobriram que baixar a temperatura da pele enquanto dorme aumenta a profundidade do sono e também reduz o número de vezes que você acorda durante a noite. Vestir-se apenas com trajes leves e confortáveis é uma ótima maneira de baixar a temperatura da pele sem alterar a do ambiente. Dormir nu deixa você mais confortável e aumenta sua autoestima e sua autoconfiança.

Sobre a roupa apertada e a velhice

A pressão exercida sobre a pele pelas roupas usadas durante o trabalho diurno afeta a excreção urinária de adrenalina, noradrenalina e cortisol, interfere na frequência cardíaca e também na secreção de melatonina à noite.

Roupas apertadas aumentam a temperatura corporal à noite, reduzindo a secreção de melatonina. A ação antioxidante da melatonina minimiza o envelhecimento da pele, previne rugas e também retarda o processo de queda de fios de cabelo. A melatonina tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e também a capacidade de atenuar a apoptose, processo de morte celular.

Isso ocorre porque seus metabólitos auxiliam na desintoxicação de radicais livres, que são moléculas cujos átomos têm um número ímpar de elétrons e, quando incompletas, capturam elétrons de proteínas que compõem a célula para recuperar o número par. Isso cria uma ação em cadeia, pois a célula desfalcada vai se recuperar na célula vizinha e assim por diante.

Situações como poluição do ar, ingestão de alimentos com resíduos de pesticidas ou aditivos químicos, estresse, cigarro, álcool, entre outras, são chamadas de estresse oxidativo.

O excesso de exercícios físicos também leva a um aumento na liberação de radicais livres. Isso se dá pelo aumento do consumo de oxigênio, pela aceleração do consumo de energia, pela elevação da temperatura corporal, entre outros fatores. Viu como a temperatura corporal e a sua elevação são significativas?