Palmas
28º
Araguaína
28º
Gurupi
31º
Porto Nacional
29º
FIQUE SABENDO!

Excesso de peso na bolsa pode provocar lesões, diz especialista

01 junho 2021 - 13h02Por Meio Norte

Pessoas que passam longos períodos fora de casa todos os dias tendem a carregar consigo uma série de itens que podem vir a precisar como guarda-chuva, marmita, remédios, blusa, óculos, carregador, entre outros objetos indispensáveis para o dia-a-dia nas ruas. Carregar a casa nas costas pode ser uma necessidade real, mas o peso traz consequências para a saúde, devendo ser observadas.

"O peso carregado diariamente nas bolsas pode desencadear diversos problemas, atingindo coluna, ombros, pescoço, quadril e braços", alerta o ortopedista João Polydoro, especialista em ombro e cotovelo da Clínica SO.U.

De acordo com o médico, carregar a bolsa pesada em um ombro só gera desequilíbrio no caminhar. "Com a carga posicionada em um lado só, o corpo tenta, constantemente, recuperar seu equilíbrio natural. E isso leva à sobrecarga da região lombar e a um possível quadro crônico de dor e inflamação", diz.

Ainda, os músculos do pescoço ficam mais tensos e doloridos, além de afetar a coluna, tanto na região cervical quanto torácica. "Nos ombros, é comum dores musculares e na cervical. É possível, também, haver problemas nas articulações de punhos e cotovelos, quando o acessório é carregado na mão ou apoiado no braço", afirma ele.

Peso ideal

O ideal é que o peso da bolsa fique entre 7% e 10% do peso da mulher. Ou seja, se é uma pessoa de 60 quilos, o acessório deve estar entre 4,2 quilos e 6 quilos. Ainda, modelos transversais e mochilas são mais aconselhados por proporcionarem uma melhor distribuição da carga transportada.

Podendo atingir a postura e ocasionar males como rigidez do pescoço e, até mesmo, hérnia de disco, o ortopedista listou algumas dicas para evitar carregar muito peso nas bolsas e prevenir problemas futuros:

• Procure alternar o ombro que carrega o acessório
• Liste e carregue somente os itens indispensáveis
• Escolha uma bolsa feita de um material leve
• Organize os itens dentro da bolsa, para que não fiquem pendendo em um lado só
• Escolha modelos menores, que impossibilitem levar muitos objetos
• Organizar o chaveiro, deixando somente as chaves essenciais
• Use embalagens menores para carregar cosméticos
• Não levar livros e cadernos