Menu
Busca sexta, 17 de setembro de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
36ºmax
22ºmin
BIOCOMBUSTÍVEL

Helicóptero de resgate movido a óleo de cozinha voa pela primeira vez

09 junho 2021 - 11h29Por Meio Norte

Uma empresa alemã sem fins lucrativos, a ADAC Luftrettung, não apenas salva vidas, mas parece que também está preocupada com o meio ambiente. Um dos seus helicópteros, um Airbus H145, tornou-se o primeiro a voar de maneira sustentável dentro do ramo da aviação ao usar biocombustível.

Foram quatro os principais personagens do feito. Além da Airbus , que fez o helicóptero, há também a fabricante do motor, a Safran , a organizadora do evento, a Fundação ADAC , além da Total , que providenciou o bicombustível baseado em óleo de cozinha usado. Com a utilização da fonte de energia, espera-se reduzir as emissões de gás carbônico em 33%, o que equivale a 6 mil toneladas por ano.

A nova geração do bicombustíveis que será usada pelo ramo da aviação usará resíduos que são normalmene encontrados na índústria alimentícia, o que também será uma boa alternativa para reciclagem . Por enquanto, o óleo de cozinha usado vai poder funcionar com em uma proporção de 50% na mistura com a querosene de aviação tradicional.

Mesmo assim, o plano é que toda a frota de helicópteros de regate passe a utilizar a mistura de querosene de aviação e óleo de cozinha usado, cuja porcentagem na composição deverá aumentar gradativamente.

Além disso, existe o plano de usar outro tipo de combustível , conhecido como Power-To-Liquid Kerosene (PTL), obtido por meio da energia elétrica . A primeira cidade alemã a ter uma frota helicópteros movida por combustível sustentável será Colônia.

AO VIVO