Menu
Busca segunda, 18 de outubro de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
37ºmax
25ºmin
FIQUE SABENDO!

Mito ou verdade: estalar os dedos das mãos faz mal pra sua saúde?

17 junho 2021 - 12h03Por Meio Norte/Com informações da revista médica e científica The Science Focus

Nossas articulações contêm fluido sinovial, um líquido que atua como um lubrificante, protegendo os ossos de se rangerem. Quando alguém estala os nós dos dedos, aumenta o espaço na articulação, causando a formação de bolhas de gás (como oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono) no fluido. É o estouro dessas bolhas que faz o barulho do estalo.

Embora possa parecer preocupante, não há realmente muitas evidências que sugiram que isso seja perigoso - ou aumenta o risco de contrair artrite. Os fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento de artrite são história familiar, idade, sexo, lesão nas articulações e elementos de estilo de vida, como tabagismo e obesidade.

É verdade que as pessoas com artrite às vezes têm as articulações rachadas, mas isso ocorre porque a cartilagem já foi danificada. A rachadura geralmente não é o sintoma mais comum da artrite. 

Embora existam relatos isolados de autolesões causadas por estalos dos dedos, como ligamentos torcidos, eles são muito raros. É muito mais provável que você se machuque rachando as articulações da coluna e do pescoço, que são cercadas por vasos sanguíneos importantes. Resumindo, se você quer impedir que alguém estale os dedos, você precisa dar uma desculpa melhor do que se preocupar com as chances de artrite.

AO VIVO