Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
27º
CIÊNCIA E ESPAÇO

Planeta Terra está próximo da fase terminal, apontam cientistas

29 julho 2021 - 09h51Por Olhar digital

Cientistas analisaram os sinais vitais da Terra e chegaram a uma triste conclusão: o planeta caminha para uma fase terminal e já está na UTI. De 31 métricas que avaliam a saúde ecológica criadas por pesquisadores de inúmeras universidades ao redor do mundo, em 18 delas os resultados são insatisfatórios. O relatório com o dado alarmante deverá ser publicado na revista BioSciense e reúne uma atualização de 14.000 especialistas que atestaram as informações.

Entre as prinicipais preocupações dos cientistas estão os níveis atmosféricos elevados de metano e dióxido de carbono, que atingiram um índice recorde. Aliado a isso, o gelo do Ártico e as geleiras estão no nível mais baixo de todos os tempos. Além disso, o nível do mar e as temperaturas oceânicas estão no máximo.

Cientistas afirmam que o estado alarmante do planeta Terra vai bem além do que o aquecimento global, tendo como principal causa a superexploração humana dos recursos naturais. Imagem: Bernhard Staehli/Shutterstock

 

O aumento do desmatamento da Amazônia registrado nos últimos anos também consta no relatório, com danos visíveis que já estão causando inúmeras mudanças climáticas, como o aquecimento global, crise hídrica e chuvas torrenciais na Europa. “O clima está se comportando de maneira chocante e inesperada”, disse à AFP o diretor do Instituto de Sistemas Globais da Universidade de Exeter, Tim Lenton.

Os cientistas afirmam que existem muitos outros sintomas da situação caótica que precisam ser tratados com seriedade, ou seja, há problemas tão acentuados quanto o aquecimento global que necessitam de políticas públicas de combate e mais consciência ambiental por parte da população.

Planeta a beira do caos

“Precisamos parar de tratar a emergência climática como uma questão autônoma – o aquecimento global não é o único sintoma de nosso estressado sistema terrestre”, disse o ecologista William Ripple da Oregon State University à AFP . Segundo ele, a causa de todos os males sofridos pelo planeta é justamente a superexploração humana.