Palmas
26º
Araguaína
23º
Gurupi
21º
Porto Nacional
26º
FIQUE SABENDO!

Por que tomamos choque quando o clima está frio e seco?

23 julho 2021 - 08h24Por Mega Curioso

O inverno pode ser um verdadeiro incomodo para muitas pessoas. Com a chegada de temperaturas mais baixas, a pele tende a ressecar com mais frequência, os lábios racham com facilidade, a noite chega muito mais cedo e, por mais incrível que pareça, você pode tomar choques com mais frequência que o normal.

Mas o que isso quer dizer? Por conta do clima frio e seco do inverno, é mais comum que as pessoas vivenciem descargas elétricas ao entrarem em contato com algum objeto, pessoa ou animal. Então, vamos entender qual a influência da mudança de tempo nesse processo e o que pode ser feito para evitar esse problema!

Eletricidade estática

Para podermos compreender o porquê desses choques acontecerem, precisamos ter uma noção resumida de eletricidade estática. Esse é o nome dado para o processo de acúmulo de energia em algum objeto. Quando pensamos em energia, também devemos lembrar dos átomos, que são compostos pelos prótons (positivos), elétrons (negativos) e os nêutrons (neutros).

Quando esfregamos nosso corpo contra o tecido das roupas, cobertores e até mesmo o carpete, automaticamente perdemos elétrons e nos tornamos positivamente carregados. Entretanto, é possível que outros objetos, aparelhos ou pessoas da sua casa estejam com uma carga inversa — ou negativa.

Portanto, toda vez que você sentir algum tipo de choque no seu corpo, saiba que é isso que acontece quando você está migrando de uma carga positiva de volta para um estado neutro. Os raios, por exemplo, são um exemplo de escala muito maior desse mesmo processo de descarga elétrica. 

Predominância no inverno

No inverno, quando as temperaturas estão mais baixas, o ar gelado acumula menos umidade que o ar quente. Sendo assim, nós temos que lidar com um menor nível de umidade e menos vapor d'água no ar. Sem esse vapor para conduzir a carga elétrica para longe de você, seu corpo ficará mais carregado.

Quanto maior for a carga, mais fácil será para você tomar um choque. Então, por causa do ar seco no inverno, você pode notar choques mais frequentes e mais significativos ao tocar em um objeto de metal como uma maçaneta ou apertar a mão de um colega de trabalho.

Uma maneira eficiente e prática de lidar com esse problema são os umidificadores de ar caseiros, que podem ser colocados nos cômodos da sua casa para aumentar a quantidade de vapor d'água no ambiente. Isso já será um ótimo passo para você notar uma menor quantidade de choques.