Palmas
26º
Araguaína
27º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
"GASTURA"

Você sente arrepio ao ouvir sons como o de unha raspando na lousa? Entenda o motivo

03 julho 2021 - 09h08

O atrito do giz ou de unhas contra uma lousa, contato de um utensílio com um pedaço de isopor e raspagem de uma superfície com lixa. Se ao ler as descrições você conseguiu “ouvir” os barulhinhos e até se arrepiou ao lembrar do som que produzem, saiba que não está só.

Por que alguns barulhos provocam arrepios?

 

A “gastura” que sentimos ou escutar barulhos de atrito é comum e possui uma explicação científica. O ouvido humano é capaz de assimilar frequências de até 20 mil Hertz, mas temos uma sensibilidade extrema com alguns picos de som, como os agudos listados nos exemplos.

O som de arranhado possui uma frequência média entre 2 mil e 4 mil Hz, ou seja, apenas ¼ da nossa capacidade de suportar sons irritantes. O que acontece, no entanto, é que nossa sensibilidade não corresponde à altura dessas frequências sonoras que, por sua vez, formam uma bagunça no canal auditivo.

Ficar arrepiado ao ouvir sons de atrito é algo inerente ao ser humano e o fenômeno ocorre porque, psicologicamente, fazemos uma medição fisiológica do som como se fosse algo dolorido. Além disso, o incômodo é o resultado de um reflexo de proteção natural que acionamos involuntariamente diante de uma suposta ameaça.

Os sons do gênero provocam uma resposta elétrica da pele – no caso, o arrepio –que também surge em situações em que sentimos medo, por exemplo. Neste momento, o cérebro então responde a esse som ativando uma área ligada ao estresse, deixando nosso corpo em estado de alerta.