Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
ENSINO SUPERIOR

Curso de Medicina da Unitins está a um passo de ser instalado na região do Bico

11 junho 2021 - 16h54

O pleno do Conselho Estadual de Saúde (CES-TO) aprovou nesta quinta-feira, 10, a abertura do curso de Medicina da Unitins no Câmpus Augustinópolis, na região do Bico do Papagaio. O parecer favorável com a devida aprovação por parte do CES é uma etapa importante e imprescindível no processo de abertura do curso, que agora depende somente da aprovação por parte do Conselho Estadual de Educação. Confira a resolução aqui.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, comemora a aprovação do Conselho Estadual de Saúde e informa que a próxima etapa é a avaliação por parte do Conselho Estadual de Educação (CEE), cuja visita in loco da Comissão designada já está marcada para os próximos dias 18 e 19 de junho, em Augustinópolis. Com a aprovação também por parte do CEE, a Unitins lançará o primeiro vestibular do curso de Medicina e a previsão é de que a primeira turma inicie as aulas ainda em 2021.

“Nós sabemos e reiteramos que a Comissão do CES fez as visitas in loco de forma bastante objetiva e regimentada nos critérios que precisavam ser avaliados, considerando a quantidade de leitos e especialidades já atendidas nas unidades de saúde da região do Bico do Papagaio, entre outros aspectos. Foram três dias de trabalho deles para conferir a estrutura disponível e em ampliação tanto da Unitins quanto das unidades hospitalares”, pontua o reitor, completando que a aprovação do Conselho Estadual de Saúde reforça a importância do curso de Medicina para a região norte do Tocantins e amplia a formação da Unitins na área da Saúde, que, hoje, já conta com o curso de Enfermagem.

Augusto Rezende ressalta, ainda, que “o governador Mauro Carlesse é um entusiasta da Universidade e do curso de Medicina que será oferecido pela Unitins. Ele apoia e incentiva a expansão da Universidade por saber do poder transformador da educação. Ele quer que a Unitins chegue ao maior número possível de tocantinenses levando educação de qualidade e nós trabalhamos diuturnamente para isso”.

No início de maio, membros da Comissão Avaliadora instituída pelo CES estiveram em Augustinópolis para visitas in loco ao Câmpus da Unitins e às unidades hospitalares da região do Bico do Papagaio. Eles conheceram toda a estrutura física de laboratórios, biblioteca, salas de aula e outros ambientes no Câmpus da Universidade, além de verificar as ampliações e as aquisições em andamento para atender o curso de Medicina. O grupo também visitou o Hospital Regional de Augustinópolis, os hospitais municipais, UPAs e UBSs da região do Bico do Papagaio, nos quais os alunos de Medicina da Unitins executarão, também, a parte prática da formação acadêmica e profissional.

Resolução do Conselho Estadual de Saúde aprova o curso de Medicina da Unitins - Nonato Silva/Governo do Tocantins

 

Curso de Medicina da Unitins será implantado no Câmpus Augustinópolis - Nonato Silva/Governo do Tocantins