Palmas
29º
Araguaína
31º
Gurupi
31º
Porto Nacional
30º
VAGAS LIMITADAS!

Curso de redação para obter patentes será realizado em Palmas, Araguaína e Gurupi

30 setembro 2019 - 10h45

Quer obter a patente, ou seja, o título de propriedade que confere ao seu titular direito de impedir terceiros explorarem sua invenção, em um determinado território, por um limitado período de tempo, em troca da descrição da invenção? Então fique atento às inscrições dos cursos de redação de patentes, que serão realizados no Estado.

    03 e 04 de outubro - Workshop Redação de Patentes: além dos guias + oficinas práticas | Câmpus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Gurupi - TO. Inscreva aqui.
    07 e 08 de outubro- Workshop Redação de Patentes: além dos guias + oficinas práticas | Câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína-TO. Inscreva aqui.
    10 e 11 de outubro - Workshop Redação de Patentes: além dos guias + oficinas práticas | Câmpus da UFT, Palmas-TO. Inscreva aqui.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Os participantes deverão levar 1 kg de alimento não perecível (exceto açúcar e sal) ou um agasalho para doação.
Saiba mais sobre patentes

O pedido de patente é um documento legal que deve ser redigido em um formato bem particular, obedecendo algumas normas, tudo de forma de forma clara e precisa. Existem dois tipos de patente:

    Patente de Invenção (PI): diz respeito a produtos ou processos absolutamente novos e originais, que não decorram da melhoria em processos ou produtos já existentes. Sua validade é de vinte anos contados da data de depósito. Exemplos: composições químicas, processos industriais, misturas alimentícias, equipamentos (novos), etc.
    Modelo de utilidade (MU): refere-se às melhorias em produtos pré-existentes, que melhorem sua utilização ou facilitem seu processo produtivo. Sua validade é de 15 anos contados a partir da data de depósito.Exemplos: aperfeiçoamentos em equipamentos, utensílios, ferramentas, etc.

Quem vai ministrar o curso?

Os cursos serão ministrados pela Axonal Consultoria Tecnológica, uma empresa prestadora de serviços de prospecção, indução e suporte ao desenvolvimento e comercialização de novos produtos e plataformas tecnológicas, com foco em atividades que envolvem geração e proteção de capital intelectual, financiamento de projetos e transferência de tecnologia.

Quer saber mais sobre patente, tirar dúvidas e conhecer as patentes já registradas pela UFT? Acesse a página do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFT, o NIT.