Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
24º
NO TOCANTINS

Deputada cobra criação de delegacia especializada contra crimes de Racismo

24 agosto 2021 - 15h33Por Assembleia Legislativa TO

O requerimento de autoria da deputada estadual Vanda Monteiro (PSL) que solicita do Governo do Estado a implantação no Tocantins da Delegacia de Crimes de Racismo, Intolerância Religiosa, Xenofobia e Afins, foi apresentado na tarde desta terça-feira, 24, durante sessão da Assembleia Legislativa.

No documento, a parlamentar justifica o crescimento dos casos de racismo no Brasil, e a necessidade de uma atuação específica para os casos.

“Basta ligarmos a tv para vermos mais e mais crimes relacionados ao racismo e também a intolerância religiosa, xenofobia e outras temáticas. A delegacia especializada é uma necessidade e vamos lutar por sua implantação no Tocantins”.

Violência contra negros

De acordo com o Atlas da Violência 2020, os assassinatos de negros aumentaram 11,5% em dez anos no Brasil. Por outro lado, os assassinatos de não negros caíram 12,9%, no mesmo período. Em 2018, os negros representaram 75,7% das vítimas de homicídios. Segundo o estudo, a discrepância entre as taxas de homicídio dos dois grupos significa que para cada indivíduo não negro morto em 2018, 2,7 negros foram mortos.

O requerimento foi apresentado em regime de urgência.