Palmas
28º
Araguaína
26º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º
DIREITOS HUMANOS

Detentas de Palmas passam a receber tratamento psiquiátrico

17 agosto 2021 - 08h29Por Secom

Mulheres custodiadas da Unidade Penal Feminina (UPF) de Palmas, administrada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), passaram a receber na última sexta-feira, 13, atendimento psiquiátrico. Essa ação faz parte da primeira parceria do Sistema Penal com a prestadora de serviço New Life e fortalece as ações do programa Mais Reintegração da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju que leva atendimentos hospitalares, odontológicos e psicológicos como medida de prevenção e preservação à saúde das pessoas privadas de liberdade.

Segundo a gerente de Assistência de Saúde ao Preso e Egresso da Seciju, Sandra Nazaré Carneiro Veloso, esses atendimentos de saúde integram os que já são feitos na UPF. “A ideia partiu dos acompanhamentos feitos quinzenalmente pela psicóloga da Unidade que optou por expandir para o psiquiátrico como forma de prevenção a doenças mentais advindas do ambiente carcerário”, enfatizou.

A psicóloga Ana Flávia Alves Drumond, que atua na UPF, explicou a diferença entre os atendimentos psicológicos e psiquiátricos. “Enquanto o atendimento psicológico atua no acompanhamento quinzenal, focando no emocional e comportamental do paciente, o psiquiatra entra com medicamentos, associando os dois tratamentos”, complementou a psicóloga.

Programa Mais Reintegração

O programa Mais Reintegração tem a finalidade de promover parcerias público-privada para fortalecer de ações que assegurem a garantia dos direitos humanos, o exercício da cidadania e a prestação da assistência material, de saúde, jurídica, educacional, social e cultural as pessoas em privação de liberdade.

Inicialmente, seis mulheres estão recebendo o atendimento - Cidadania e Justiça/Governo do Tocantins