Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
24º
CALOURO!

Detento do Tocantins conquista vaga em curso da UFT através do Sisu

20 agosto 2021 - 07h55

Faltando aproximadamente dois anos para progressão do regime fechado para o semiaberto, o custodiado A.A.R.S da Unidade Penal de Arraias teve essa realidade transformada por meio da educação, sendo encaminhado para a prisão domiciliar ao ser aprovado para o curso de pedagogia na Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus de Arraias, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Para o calouro da UFT, que atingiu 720 pontos na redação, essa é a ocasião de retomar algo que foi interrompido no passado por uma escolha errada. “Estou maravilhado por essa oportunidade que é para poucos, ainda mais estando preso. Meu sentimento é totalmente de alegria e ainda alimento o sonho de ingressar no curso de Direito e vou aproveitar esse momento que me foi dado para mudar assim que for possível”, comemora.

O chefe da Unidade Penal de Arraias, Myller Bispo, reforça que a unidade, há algum tempo, se tornou referência em educação prisional. “A qualidade do ensino ofertado, atrelada a disciplina no ambiente penal, fez com que os reeducandos despertassem para se dedicar aos estudos. Com esse reeducando, já somam quatro que cursam nível superior e isso também mostra que o Juiz da Comarca entende que a educação é, sem dúvida, um dos vieses de oportunidade de reinserção social do apenado à sociedade, possibilitando a substituição da pena privativa de liberdade pela domiciliar”, constata.

A coordenadora pedagógica da Unidade Penal, Claudinéa Campos Figuerêdo, reflete sobre mais esse trabalho que a equipe vem desenvolvendo. “Consideramos esse resultado fruto do trabalho das parcerias entre a escola mãe [unidade escolar na qual o reeducando é vinculado], equipe da Unidade Penal e Seciju [Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça]. Todos que estão envolvidos nessa relação entendem a importância do processo de aprendizagem para valorização da pessoa humana na sua integralidade e isso, juntamente com o esforço do aluno, gera resultados positivos como esse”, destaca.