Menu
Busca segunda, 13 de julho de 2020
(63) 99958-5851
Araguaína
35ºmax
20ºmin
EM ALERTA!

Detentos de três presídios do Tocantins são diagnosticados com o novo coronavírus

03 junho 2020 - 11h42Por G1 Tocantins

Quatro detentos do Tocantins foram diagnosticados com o novo coronavírus . De acordo com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), os homens que testaram positivo cumprem penas nas unidades de Araguaína, Araguatins e Augustinópolis, todas na região norte do estado. Nenhum está em estado grave.

Segundo a Seciju, nos últimos dias foram realizados 93 testes cadeias e presídios para prevenir a disseminação da Covid-19. Do total, dois casos foram confirmados na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína, um caso na Cadeia Pública de Araguatins e o outro caso na Cadeia Pública de Augustinópolis.

De acordo com a Secretaria, o reeducando de Araguatins não apresentou sintomas e já está recuperado. Os outros três têm sintomas leves da doença e estão em isolamento, separados dos outros presos e recebendo orientações e atendimento médico.

Os presos que tiveram contato com os casos confirmados estão sendo monitorados pela equipe de saúde da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins. Após sete dias eles farão novos testes.

Em nota, a Seciju informou que "tem tomado todas as medidas necessárias para garantir a saúde das pessoas privadas de liberdade". A pasta citou a suspensão de visitas e entrega de alimentos pelas famílias, a disponibilização de celas de isolamento de quarentena para novos presos, ações de desinfecção, uso obrigatório de máscara dentro da unidade, contato mínimo entre agentes e detentos e aferição de temperatura de servidores, oficiais de justiça e prestadores de serviço que precisam entrar nas unidades penais.

A Secretaria informou ainda que um médico faz visitas periódicas a todas presídios, realizando testes rápidos e dando orientações de prevenção.

Segundo a pasta, "foram instaladas Centrais de Isolamento para Detentos com Sintomas da Covid-19, leitos de enfermaria, em duas unidades prisionais, sendo uma no Núcleo de Custódia e Casa de Prisão Provisória de Palmas e a outra na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota".

AO VIVO