Palmas
31º
Araguaína
31º
Gurupi
32º
Porto Nacional
31º
EM ARAGUAÍNA

Dezenas de ruas de 2 setores começam a ser asfaltadas pela primeira vez

23 julho 2020 - 10h11

Os 2.500 moradores dos setores Morada do Sol 3 e Ana Maria tiveram o início das obras para implantação de asfalto pela primeira vez, nessa segunda-feira, 20. As obras fazem parte do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que beneficiará as comunidades de 30 bairros.
 
Além do asfalto novo em mais de 30 ruas desses dois setores, haverá ainda implantação de infraestrutura completa, incluindo drenagem superficial e profunda, calçadas com acessibilidade e sinalização. No Setor Ana Maria, o serviço foi iniciado pela Rua das Violetas; já no Morada do Sol 3, a primeira obra é na Avenida Buenos Aires.
 
Dentre principais objetivos das obras estão levar melhor qualidade de vida para população e reduzir os alagamentos. “Um detalhe importante desse sistema de drenagem profunda é que evitará o assoreamento que vem acontecendo na região. O sistema possui um dissipador de energia da água que diminuirá a velocidade final no lançamento das águas das chuvas”, explicou o prefeito Ronaldo Dimas.
 
As obras devem ser concluídas em nove meses e mais bairros inclusos no projeto serão beneficiados neste ano. “Já na próxima semana o serviço será iniciado nos setores Tocantins e Jardim Vitória”, afirmou Dimas.
 
Fim dos alagamentos
O Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína contempla a macrodrenagem, com implantação 8,5 quilômetros de canalização, aberta e fechada, de trechos dos córregos que compõem as bacias do Neblina, Jacuba e do Rio Lontra, são eles: Tanque, Planalto, São Miguel, Água Fria, Tibúrcio (ou Martim Jorge) e Canindé.
 
Entre os 30 bairros beneficiados estão Martins Jorge, Itatiaia, Ana Maria, Morada do Sol, Maracanã, Itaipu, Vitória, Tocantins, Vila Bragantina, Alaska e parte dos setores Xixebal e Universitário.
 
Recuperação em toda cidade
A Prefeitura de Araguaína continua trabalhando para manter os recursos e as obras para que, após a pandemia, a retomada da economia tenha um impulso maior.  Atualmente, são mais de 20 frentes de serviço em andamento, entre elas a recuperação, pavimentação e drenagem de ruas.
 
Nesta semana, os serviços de pavimentação e drenagem estão também nos setores Bairro de Fátima e Beira Lago. Já os trabalhos de reconstrução de rua podem ser vistos nos setores São Pedro, Novo Horizonte, Santa Helena e Anhanguera.