Palmas
29º
Araguaína
29º
Gurupi
29º
Porto Nacional
28º
URGENTE

Dezenas de trabalhadores passam mal após vazamento de gás em frigorífico de Araguaína

11 agosto 2020 - 09h42Por Redação

 

Um vazamento de gás registrado nesta manhã de terça-feira (11), no Frigorífico Minerva está mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros e Samu em Araguaína no Norte do Estado.

 

A ocorrência está em andamento e segundo informações preliminares, dezenas de funcionários do frigorífico passaram mal e estão recebendo os primeiros socorros em frente ao prédio da empresa após um vazamento de amônia.

 

Segundo apurado, o vazamento ocorreu por volta das 7h30 na sala de máquinas, onde estão a câmara de refrigeração de carne e a central de distribuição de gás. 

 

De acordo com relatos de funcionários, a troca de turno dos funcionários ocorreu às 7h e até este horário não houve nenhum alerta de emergência sonoro como sinal de aviso. 

 

No momento do incidente, os supervisores avisaram seus respectivos departamentos e o prédio da indústria foi esvaziado desta maneira. 

 

Neste momento, o odor de gás ainda é muito forte nas instalações do prédio. Há relatos de trabalhadores que sentiram dificuldade pra respirar e ânsia de vômito. Alguns chegaram a necessitar de oxigênio e também houve ocorrências de desmaios.

 

Outras Ocorrências

 

Essa não é a primeira vez que ocorre vazamento de amônia no Frigorífico Minerva. Só em 2013, três episódios foram registrados na indústria.

 

O primeiro aconteceu em março daquele ano, após o rompimento de uma válvula do sistema de refrigeração das câmeras frias. Na época, 51 funcionários foram hospitalizados.

 

O segundo vazamento ocorreu num final de semana no mês de junho, quando moradores vizinhos acionaram o Corpo de Bombeiros após sentirem um forte cheiro de gás no local. 

 

O terceiro vazamento foi no final de julho, quando moradores do setor Pontes ouviram um estrondo e depois viram os funcionários do frigorífico correndo para fora da indústria de onde também saía uma grande quantidade de fumaça. Eles também relataram ter sentido um forte cheiro de gás.

 

Amônia

 

A amônia tem um odor muito irritante (em concentrações não muito elevadas, tem semelhança ao odor de urina) e solúvel em água.

 

Altamente inflamável, ela é um gás incolor, tóxico e corrosivo na presença de umidade, o que o torna altamente perigoso em caso de inalação.

 

Resposata do Frigorífico

Em nota encaminhada ao Portal O Norte, o Frgorífico Minerva afirmou que o problema já foi solucionado e que todos os trabalhadores passam bem. 

Confira a nota na íntegra:

Registramos, na manhã desta terça-feira (11/08), a abertura de um dos dispositivos de segurança da sala de máquinas da unidade de Araguaína/TO, conforme projeto, que foi rapidamente solucionada. Seguindo o nosso plano de emergência, a planta foi imediatamente evacuada para garantir a segurança dos colaboradores e da operação. Houve o pronto atendimento pelo Corpo de Bombeiros e do SAMU, e todos os funcionários passam bem. Todas as medidas de segurança e verificações foram feitas. Reforçamos ainda que a segurança de nossos colaboradores é nossa principal prioridade, por isso, seguimos todas as normas nacionais e internacionais em nossas operações.

Minerva Foods