Palmas
26º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
26º
NO TOCANTINS

Em Aurora, Naturatins marca presença em evento sobre Turismo

24 setembro 2021 - 17h50

Durante terça e quarta-feira, 21 e 22, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) esteve presente no evento Avança Turismo Tocantins na cidade de Aurora, iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), com o intuito de levar informações e capacitações na área do turismo. O Naturatins esteve presente com o Orienta Naturatins, atendendo os empreendedores e os donos de atrativos locais, orientando sobre o licenciamento para os atrativos.

Foram dois dias em que o Naturatins esteve presente na região. No primeiro dia, foram realizados atendimentos no local do evento onde a equipe técnica do Instituto pôde conhecer os empreendedores e atendê-los tirando dúvidas. Na ocasião, estiveram presentes diversos proprietários de atrativos, como a Geisa Cordeiro que é dona da hospedagem e restaurante Estância Jaqueline. Para ela, a orientação foi muito importante para esclarecer sobre os processos do licenciamento, “A questão do licenciamento foi bem esclarecedora, então vem muito a contribuir porque vai ser uma exigência e lógico que teremos que começar a dar essa contrapartida e fazer tudo direitinho conforme as exigências. Então foi bem positivo com a orientação para nós todos estarmos licenciados”.

No segundo dia, a equipe do Naturatins fez visitas técnicas aos atrativos que buscam o licenciamento para orientá-los nos procedimentos tanto no local quanto nos processos. Um dos locais visitados foi a Paullo’s Pizzaria que fica no município de Lavandeira. Para a proprietária do atrativo, Cristiane Fagundes, a visita proporciona segurança aos proprietários. “É importante para os empreendedores receberem a equipe ambiental para que o proprietário se sinta mais protegido em relação ao que se pode ser realizado em um estabelecimento a beira de um rio e, também, para que estimule também a sociedade a garantir a segurança do meio ambiente,” disse.

Para o diretor de Gestão e Regularização Ambiental do Naturatins, Felipe Pimpão, a parceria do Naturatins com a Adetuc, por meio do Avança Turismo, é de muita importância para o turismo da região. "A parceria é importante, porque o Naturatins entra com o papel de orientar e auxiliar no planejamento ambiental de cada um para que todos eles possam estar devidamente licenciados de acordo com a legislação ambiental e assim proporcionar um turismo mais correto, mais consciente e mais engajado nas ações ambientais”.

O presidente da Adetuc, Jairo Mariano, também ressaltou a importância da presença do Naturatins. “O Avança Turismo será um divisor de águas no desenvolvimento do turismo tocantinense que tem sido tão importante para nossa cultura na garantia de renda das famílias tocantinenses. Fazer esse ordenamento turístico juntamente com o Naturatins é garantir que o turismo seja desenvolvido de forma equilibrada e respeitando o meio ambiente”.

O Avança Turismo segue até o dia 26 de setembro em Aurora do Tocantins na Escola Municipal Marcolina de Almeida com inserção de empresas no Cadastro de Serviços Turístico (Cadastur), orientações sobre o Fundo Geral de Turismo (Fungetur), qualificação profissional na rede hoteleira, formalização de empresas, entre outros.