Menu
Busca quinta, 21 de novembro de 2019
(63) 99292-6165
Araguaína
31ºmax
22ºmin
TOCANTINS

Em luto pelo filho, presidente da Câmara assume prefeitura de Lajeado

23 outubro 2019 - 19h32Por Com informações do G1/TO

Foi em luto que o presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, José Edival Gomes (MDB), tomou posse na tarde desta quarta-feira (23) na prefeitura.

O vereador que assumiu o município após a cassação do prefeito Tércio Melquíades (PSD) e o vice Gilberto Borges (PSC) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), perdeu o filho em um trágico acidente na noite desta terça-feira em um trecho da TO-050 entre Lajeado e Palmas. 

José Edival vai ficar no cargo até Justiça Eleitoral faça uma nova eleição para prefeitura de Lajeado. A presidência da Câmara de Vereadores foi repassada para o vereador Walber Ferreira Pajeú.

 A nova eleição ainda não tem data para ser realizada. Quem for eleito vai cumprir um mandato tampão até 31 de dezembro de 2020.

A posse aconteceu em meio ao luto. O velório do filho, Wellington Batista da Silva (32 anos), estava previsto para mesma hora da posse e o corpo será levado para ser sepultado no Pará.

Entenda

Os mandatos do prefeito e vice foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) durante sessão realizada em setembro deste ano. Para a Justiça, eles foram beneficiados com um esquema que envolvia compra de votos em troca de lotes nas últimas eleições municipais, em 2016.

Após a cassação, o prefeito entrou com um pedido de embargos de declaração, mas o pedido terminou de ser julgado nesta segunda-feira (21), sendo negado por unanimidade. Os embargos declaratórios servem com instrumento jurídico para pedir esclarecimento uma decisão que mostre contradição, obscuridade ou erro.

Eles ainda podem ingressar com um recurso especial no Tribunal Superior Eleitoral, mas esse recurso não impede a realização de novas eleições e os afastamentos dos cargos.

A defesa do prefeito disse que vai recorrer e está "confiante que vai haver uma reforma pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

AO VIVO