Palmas
26º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
26º
PALMAS

Em parceria, Hospital e Maternidade inaugura o sistema de energia solar

10 dezembro 2020 - 14h13Por Secom - TO

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inaugurou na quarta-feira, 09, no Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) e em parceria com a Energisa – concessionária de energia do Tocantins – um projeto que visa eficiência na produção de energia limpa, além de uma economia de aproximadamente 12% na produção de eletricidade. Em razão desta economia, investimentos em pesquisas e equipamentos modernos para a unidade poderão ser realizados. Isso acaba beneficiando não somente os pacientes, mas também os servidores do Hospital.

O diretor-presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum, ressaltou que o papel da empresa, não é apenas fornecer energia elétrica, mas também manter o compromisso social com a população tocantinense. “Esse projeto oferece segurança energética e ajuda o planejamento financeiro da unidade hospitalar, possibilitando, assim, investimentos que proporcionem um atendimento mais humanizado e sofisticado”, afirma.

O investimento faz parte do planejamento do setor de engenharia da SES, que desempenha um papel importantíssimo. "Além da economia com relação a e energia elétrica mensal, passamos investir em geração sustentável de energia limpa e renovável, através dessa proposta conseguimos aperfeiçoar não somente a estrutura do HDMR, mas também a qualidade de trabalho dos servidores e atendimento aos usuários da unidade" afirma Rosemeire Duarte, Diretora da Engenharia da SES.

“Oferecer melhorias nas condições de trabalho para os servidores e qualidade no atendimento à população tocantinense é uma das prioridades da Secretaria de Saúde do Estado. Como gestor, prezo pela qualidade no serviço prestado à sociedade e, parcerias como esta, que proporciona ao HMDR – que é a maior referência em maternidade e cuidados com prematuridade no Tocantins – uma melhoria tão significativa não somente na estrutura, mas em todo corpo de servidores. São dignas de todo reconhecimento possível” explica o Secretário da Saúde, Dr. Edgar Tollini.

“Para nós do HMDR foi uma alegria imensa enquanto equipe ser incluídos nesse projeto, porque uma das maiores preocupações que cercam os servidores, é além da iluminação, a temperatura, principalmente nos ambientes em que há cuidados com bebês prematuro. Então, esse projeto realmente vai fazer uma diferença imensurável na atuação da equipe do Hospital Dona Regina”, pontua Débora Petry , Diretora geral do HMDR.

O projeto substituiu, na unidade hospitalar, 355 lâmpadas comuns por pontos de iluminação, onde foram instaladas lâmpadas de LED; Também inclui a instalação de 152 painéis fotovoltaicos no telhado e a substituição de 23 ares-condicionados nos setores que apresentam maior tempo de funcionamento dentro da unidade, o que oferece um condicionamento ambiental interno mais adequado ao atendimento.