Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
26º
Porto Nacional
25º
ARAGUAÍNA

Em "Rua da Morte" moradores denunciam falta de sinalização e iluminação pública

08 abril 2020 - 10h18Por Redação

Moradores do setor Imaculada Conceição procuraram a reportagem do Portal O Norte para reclamar da falta de sinalização e iluminação pública em importantes avenidas do setor, destacando inclusive grave acidentes fatais no local.

Escuridão

De acordo com a denúncia, em fevereiro deste ano os moradores enviaram um ofício à Secretaria de Infraestrutura apotando a falta de iluminação nas vias: São Raimundo, Ipês, Padre Cícero, Avenida Tocantins (que dá acesso ao CRAS, creche e praça do setor) e a Avenida Amazonas, mesma via da Casa do Estudante. Conforme consta no documento encaminhado ao site, os moradores pedem a suspensão da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) e cobram agilidade do município na solução do problema. 

Imagens enviadas para nossa redação, mostram a escuridão que moradores enfrentam ao trafegar na Avenida Amazonas, próximo ao IFTO e na Avenida Tocantins.  

Acidentes Fatais

Um outro grave problema relatado pelos populares e que afeta tanto a questão da segurança, quanto aumenta o risco de acidentes no local é a falta de sinalizações horizontais e verticais nas vias do setor. A demanda tem pelo menos três anos e de lá pra cá, eles citam que na Rua Murici já foram registrados dois acidentes com três vítimas fatais nos últimos 2 anos. O primeiro aconteceu em abril de 2018, quando um casal de jovens morreu após um grave acidente envolvendo um carro e uma moto. 

(Foto: Divulgação)

O mais recente foi o caso da pequena Isis Mendonça Caixeta Meneses,  no último dia 17 de março. Após a colisão também entre um carro e uma moto, a bebê de 1 ano e 4 meses não resistiu aos ferimentos e morreu 14 dias depois, quando estava internada no Hospital Regional de Araguaína (HRA). 

Sobre a questão, Adelvan Nascimento Costa que é integrante do Conselho Fiscal do setor, afirma que a Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) já foi procurada diversas vezes para tomar as devidas providências, mas até agora não obtiveram resposta. 

O Conselheiro fiscal também ressalta que já acionaram a Defensoria Pública Estadual (DPE) para intervir no caso mas nada foi resolvido. “Estão esperando que mais pessoas morram para tomar providências?”, questiona o morador: "Se não resolverem o problema logo se preparem para mudar o nome do local para "Rua da Morte",  

A prefeitura

O Portal O Norte procurou a prefeitura de Araguaína para esclarecimentos sobre a denúncia. Confira abaixo a nota na íntegra:

NOTA PORTAL O NORTE– MANUTENÇÃO IMACULADA CONCEIÇÃO

A Prefeitura de Araguaína informa que fará a manutenção em todas as ruas do setor Imaculada Conceição ainda nesta semana.  A modernização com luminárias LED foi reprogramada para maio, devido a pandemia da covid-19.

Também até o final desta semana, uma equipe da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) irá percorrer as ruas do setor para analisar e programar a instalação e manutenção da sinalização.