Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
33º
Porto Nacional
31º
NO TOCANTINS

Empresa é multada em R$ 263 mil por usar queimada na colheita da cana

17 setembro 2021 - 13h40Por G1 Tocantins

Uma empresa agrícola instalada em Pedro Afonso foi multada em R$ 263 mil por realizar uma queimada para facilitar a colheita da cana-de-açúcar. A medida foi aplicada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) seguindo parecer do Ministério Público do Tocantins (MPTO). De acordo com a promotoria, esta é a quinta vez que a mesma empresa é flagrada usando o fogo ilegalmente no processo de colheita da safra.

A decisão do Conema é desta quinta-feira (16), e o flagrante da queimada foi em setembro de 2015, no período em que mesmo queimas controladas ficam proibidas. Na época, o fogo atingiu uma área de 263 hectares (aproximadamente 368 campos de futebol).

O MP informou que na data da queimada a empresa dispunha de um caminhão-pipa que poderia ter ajudado no combate, mas que não foi acionado. A colheita da cana começava logo após o incêndio terminar. A prática é vedada pelo Código Florestal brasileiro.

Não cabe mais recurso para esta multa, uma vez que o Conema é o órgão máximo sobre estas questões no Tocantins. Os outros quatro processos referentes a outros flagrantes seguem em análise.

Pedro Afonso é o epicentro de uma importante região agrícola no centro-norte tocantinense. A cidade é produtora de soja, milho e também de combustíveis baseados na cana-de-açucar.