Palmas
29º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
29º
ATÉ 9 PASSAGEIROS

Companhia pede ajustes para operar com aviões pequenos no Tocantins

24 outubro 2019 - 16h40

O deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade-TO) reuniu, nesta quarta-feira, 23 de outubro, em Brasília, uma série de agentes públicos e empresários com o objetivo de viabilizar a instalação de novas rotas aéreas no Tocantins. O foco é fazer com que a empresa Two Flex, que opera com aviões de pequeno porte tipo Caravan (até nove passageiros), comece a operar no Estado.

Realizado no Melia Hotel, o encontro serviu para debater os detalhes que faltam para a empresa poder efetivamente operar no Estado. Nos estados aonde ela já atua, como no Rio Grande do Sul, Ceará, São Paulo e Mato Grosso, a Two Flex tem parceria com a Gol e a Latam, abastecendo os grandes aeroportos com passageiros do interior através de voos sub-regionais.

Além disso, a operação da comercialização das passagens é feita pela empresa grande e não diretamente pelo Two Flex. Nesse sentido, uma necessidade para que a companhia possa operar no Estado está na mudança da legislação estadual que dá incentivo fiscal por novas rotas de aviação, estendendo a redução de ICMS (Imposto sobre Circulação em Mercadorias e Serviço) do querosene para os parceiros. Essa alteração na legislação foi pedida pelo presidente da Two Flex, Rui Aquino, ao governador Mauro Carlesse (DEM), que ficou de avaliar uma forma de atender o pedido.

Outros ajustes necessários para Two Flex poder atuar no Tocantins são pequenas alterações no aeroporto de Gurupi, que já estão sendo promovidas, e a regularização da documentação do aeroporto de São Félix do Tocantins, no Jalapão. Hoje, o aeródromo, que é operado pelo governo do Estado, ainda está registrado como propriedade privada, o que inviabiliza qualquer operação comercial.

No meu entender, são ajustes possíveis de serem feitos e todos os envolvidos se mostraram interessados em encontrar soluções o mais rápido possível”, destacou o deputado Tiago Dimas.

Com esses empecilhos superados, a Two Flex já poderia atuar em Araguaína, Gurupi e São Félix, sempre abastecendo a Capital Palmas ou mesmo Araguaína. Em um segundo momento, o mercado pode ser ampliado para Araguatins, Dianópolis, Balsas (MA) e Redenção (PA). “Hoje as pessoas dessas cidades que precisam viajar a outros estados vão de carro ou de ônibus para Palmas ou Araguaína. Com um preço justo, poderiam ir de avião de pequeno porte”, explicou Tiago Dimas, ao destacar que trazer novos voos para o Tocantins é fundamental para o desenvolvimento do Estado, pois isso encurta distâncias, atraí investidores e consultores, cria possibilidade de turismo e barateia a logística como um todo, além de movimentar a economia. A Two Flex tem condições, inclusive, de pousar e aterrissar em pistas de cascalho.

Na reunião, que contou com os prefeitos de Araguaína, Ronaldo Dimas, e Gurupi, Laurez Moreira, o secretário da Frente Parlamentar da Aviação Civil no Rio Grande do Sul, Cristiano Nether Guerra, fez uma exposição do sucesso do sistema no estado gaúcho, com várias cidades bem menores que Araguaína e Gurupi tendo voos regulares e diários.

Além de Tiago Dimas, o governador, os prefeitos, e o presidente da empresa, a reunião ainda teve a participação do diretor de Relações Institucionais da Abear (Associação Brasileira das Empresas Áereas), Airton Pereira, dos diretores da Esaero (empresa que administra o aeroporto de Araguaína) Antônio Mesquita e Liz Martins, da representante do Ministério do Turismo Thais Amaral, do diretor da SAC (Secretaria de aviação Civil), Eduardo Bernardo, do secretário da Fazenda do Tocantins, Sandro Henrique Armando, e do deputado federal Carlos Gaguim (DEM).

A representante do Ministério do Turismo registrou cada ponto abordado e irá cobrar as responsabilidades das partes para que o assunto avance de forma rápida.

A reunião foi muito produtiva. Um novo encontro deve ser feito nas próximas semanas e eu vou seguir com essa pauta, por considerar fundamental para o Tocantins”, finalizou o deputado.