Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
SUPERAÇÃO

Empresária no ramo da beleza, arregaça as mangas, dribla a crise e inaugura segundo salão em Araguaína

17 novembro 2020 - 10h48Por Dágila Sabóia

A pandemia do Coronavírus trouxe grandes desafios para empresários que tentam manter seus negócios funcionando e sobre esse assunto, hoje você vai conhecer a história de uma tocantinense empreendedora que é referência no ramo da beleza em Araguaína e mesmo diante das dificuldades financeiras desse período ela não baixou a cabeça, seguiu em frente driblando a crise e já abriu mais um salão na cidade este ano.

De Menina à Mulher

Lauriana Moreira da Conceição tem 36 anos de idade mais uma trajetória de muita luta. Nascida em Babaçulândia no Norte do Estado, ela é de uma família grande de 8 irmãos criados na zona rural. “Desde muito cedo nossos pais nos ensinaram o valor do trabalho e cooperação, a gente foi crescendo ajudando nas tarefas do dia a dia, a criar nossos irmãos e isso pra mim foi um fator importante para meu desenvolvimento como pessoa: o respeito e cuidado com o próximo”, afirma. 

Aos 11 anos Lauriana foi morar em São Paulo, com uma irmã que foi embora para a capital Paulista onde casou e teve dois filhos. Aos 16 anos conseguiu um emprego como operadora de caixa, onde trabalhou até os 20 anos e saiu de lá como supervisora de loja.

O Start

Aos 21 anos,  ela voltou para Araguaína e começou a trabalhar como consultora de vendas no Boticário, foi onde ela teve o primeiro contato profissional com o ramo da beleza: “Me encantei por essa área, comecei a fazer cursos de aperfeiçoamento para produção de makes e foi onde descobri o meu talento: transformar a beleza das mulheres e deixá-las ainda mais lindas!”. 

Lauriana se profissionalizou como maquiadora, o que garantia uma renda extra e mais espaço para explorar o seu dom. Além de trabalhar, a tocantinense também dedicou tempo aos estudos e ingressou no curso de Direito. “Aos 30 anos quando eu concluí meu curso saí da empresa para atuar na área de Direito mas meu coração não estava lá”, admite.

Negócio Próprio

Em 2014, Lauriana tomou coragem e decidiu empreender, foi aí que nasceu no dia 22 de abril o Espaço Lauriana Moreira que ela começou com apenas três pessoas: Lauriana, sua irmã Rosimeire Moreira e a cabeleireira Elisângela Marinho. 

"Mas o início não foi nada fácil", lembra a empreendedora afirmando que começou praticamente sem verba alguma. Mas a garra e força de vontade falaram mais alto, Lauriana arregaçou as mangas e não desistiu: “Conforme entrava o dinheiro eu ia comprando os materiais”, conta.

Apesar dos desafios financeiros, o negócio foi crescendo e hoje, Lauriana Moreira conta com um quadro de 20 colaboradoras parceiras que atuam no espaço de beleza que é referência na cidade.

Equipe do Espaço Lauriana Moreira hoje se reveza em escalas para atender a clientela. (Foto: Jotta Nunes)

Pandemia

Apesar do sucesso e reconhecimento conquistado, Lauriana assim como muitos empreendedores acabou em 2020 sendo surpreendida com a onda da Covid-19, que atingiu em cheio seu ramo de atuação e teve que passar vários dias com seu negócio de portas fechadas.

Confesso que bateu sim um desespero, não só por minha família, mas por tantas pessoas que dependem do nosso espaço aberto para sustentar suas casas”, lembra Lauriana afirmando que foi um momento de intensa reflexão e ajustes: “Fizemos as contas, negociamos o que podíamos, reduzimos custos e começamos a avaliar todas as saídas possíveis para conseguir manter o negócio de pé”, disse. 

Quando finalmente ela pode retomar o funcionamento do espaço, Lauriana decidiu que não iria deixar ninguém na mão: “Somos uma família e a solução foi adequar. Ninguém saiu daqui por causa da pandemia, preparamos escalas, reduzimos alguns valores de serviços e até hoje estamos funcionando dessa maneira para mantermos nossos colaboradores trabalhando e nossas clientes lindas, satisfeitas e empoderadas, porque essa é minha missão de vida”.

Casamento e Parceira

Lauriana é casada há 6 anos com Thiago Costa Lopes com quem tem a filha, Ana Laura, de quase 2 anos. Ele também é empreendedor na área de beleza cuidando do público masculino com a Moustache Barbearia. “Administramos juntos os nossos negócios, compartilhamos opiniões, ideias e projetos, sempre um dando suporte para o outro. Me sinto muito feliz em poder ter ao meu lado um parceiro não só pra vida pessoal mas também empresarial, o que ajuda muito porque a gente se entende e se completa também nesse sentido”, afirma. 

Thiago, Lauriana e a filha do casal, Ana Laura. (Foto: Divulgação)

Thiago decidiu investir na abertura de mais duas barbearias por meio de parcerias, mas o baque da pandemia o forçou a dar um passo atrás. “Penso que não há vergonha nenhuma em retroagir quando for preciso. Fizemos isso, pensamos rápido e evitamos uma dor de cabeça maior”, analisou ela.

Com equipamentos sobrando da barbearia e mão-de-obra disponível no Lauriana, a empresária avaliou a situação com o marido e resolveu fazer do limão uma limonada abrindo uma segunda unidade em um imóvel da família onde funcionava o antigo espaço de beleza e que estava desativado no Bairro São João. “Não pagamos aluguel, tem muita gente precisando de emprego... então vamos tocar pra frente”, pensou Lauriana. 

Lauriana realiza cursos de especialização para profissionais da área da beleza (Foto: Jotta Nunes) 

O salão foi aberto em agosto passado e conta atualmente com 6 colaboradoras em atendimento. “É um recomeço e está dando muito certo graças a Deus”, observa Lauriana.

Fechamento e Abertura de Empresas

No final de julho, a Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), divulgou um balanço do registro mercantil no primeiro semestre indicando que em comparação a 2019, menos empresas foram fechadas no Tocantins este ano.

Nos primeiros seis meses de 2019 foram extintas 3731 empresas no Estado enquanto que em 2020 neste mesmo período, o número de baixas de empresas diminuiu para 2825. 

Quanto aos dados de empresas abertas, o primeiro semestre do ano passado teve 9922 constituições de novas empresas e este ano o número representou uma pequena queda somando 9348 no mesmo período.

O números demonstram que mesmo atravessando agora um período de pandemia em que empresários se viram obrigados a cumprir rígidas regras para evitar o avanço do Coronavírus, a atividade econômica se manteve em movimento. 

Sonhar e Realizar!

Eu sempre fui muito sonhadora, acredito que os sonhos nos mobilizam mas faço isso com os pés no chão!”, garante a empresária que, apesar de cautelosa sempre busca avançar em seus projetos, um deles ela começou a colocar em prática recentemente que é o de ministrar cursos profissionalizantes de maquiagem e designer de sobrancelhas: “Ensinar o que sei é algo que me faz bem, não tenho esse negócio de guardar só pra mim, tem espaço pra todo mundo e me sinto honrada e feliz em poder contribuir para o desenvolvimento de outras pessoas através do meu conhecimento”, diz.   

Um dos cursos mais cotados realizados pela empresária é o designer de sobrancelhas. (Foto: Jotta Nunes)

Lauriana Moreira encerra a entrevista com uma mensagem especial: “Se eu pudesse dar um conselho pra você que sonha em ter seu próprio negócio, eu começaria dizendo ACREDITE EM VOCÊ! A dificuldade existe, mas não tenha medo e siga adiante!