Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
27º
Porto Nacional
29º
NESTA SEGUNDA

Empresários realizam carreata de protesto em Araguaína: "Só queremos ser ouvidos"

25 maio 2020 - 16h02Por Redação

Com o tema “SOS Araguaína Precisamos Salvar Vidas e Empregos”, empresários preparam uma carreata prevista para acontecer na tarde desta segunda-feira (25), em Araguaína no Norte do Estado e que deve percorrer as principais ruas da cidade. 

O movimento é pacífico e nosso objetivo é cobrar respostas do poder público para os problemas que todos nós temos enfrentando diante da pandemia”, destacou uma empresária que conversou com nossa reportagem, destacando que o evento está autorizado para acontecer e terá o suporte da Polícia Militar. 

Entre as reivindicações do movimento estão:

  • Mais leitos de UTI 
  • Dipensa do pagamento de Alvará de funcionamento e IPTU
  • Cancelamento ou redução do ICMS por três meses
  • Transparência nas compras sem licitação
  • Hospital de Campanha
  • Abertura gradual do comércio com responsabilidade e segurança 

Não queremos fazer tumulto, queremos apenas ser ouvidos, estamos vivenciando uma crise sem precedentes. Todos nós estamos sendo afetados com isso e estou presenciando araguainenses perdendo seus empregos, comerciantes que já falam que não conseguirão manter o seu negócio de pé. É preciso um olhar urgente voltado para soluções”, analisou um outro comerciante. 

Os empresários que participarão do protesto afirmam que apesar da pressão não temem julgamentos. “Nossa causa não é só dos comerciantes é do povo em geral, que precisa trabalhar, colocar comida na mesa para sua família. Também lutamos para cobrar de nossos governantes transparência com os gastos para a saúde pública que a maioria de nós dependemos dela”, observa uma comerciante. 

A organização da carreata ressalta que todos os participantes estão orientados a cumprir medidas preventivas e distanciamento na hora da mobilização: “Todos estarão de máscara, ninguém vai sair de dentro de seus carros e os motociclistas permanecerão com a viseira abaixada”, garantiu.

Ainda de acordo com a organização, a carreata está prevista para sair às 17h da Via Lago, percorrendo a Marginal Neblina, Avenidas Cônego João Lima e Santos Dumon, Rua 13 de Maio retornando para o ponto de partida na Via Lago, de onde casa participante vai retornar para sua casa. 

Protesto cancelado no Lockdown

Vale lembrar que na semana passada, um grupo de manifestantes divulgou um banner nas redes sociais, convocando araguainenses para irem às ruas em carreta protestando contra o Lockdown decretado em Araguaína e mais 34 cidades. A medida que durou uma semana foi defendida por muitas pessoas mas também virou alvo de várias críticas nas redes sociais.

Dezenas de policiais militares se prepararam para intervir na provável aglomeração mas o evento não chegou a acontecer. De acordo com a polícia, eles identificaram o autor do movimento, que não teve o nome divulgado mas poderá responder criminalmente por incitar populares a desafiar uma determinação estadual. 

Com o fim do "Lockdown" determinado pelo governador Mauro Carlesse, o prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas anunciou que o funcionamento do comércio continuará de forma restrita na cidade

Cenário em Araguaína

Ao todo, 1.205 casos do novo Coronavírus foram notificados em Araguaína, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado hoje (25). Destes, 382 pacientes já estão recuperados e 13 faleceram.

Segue abaixo o banner da manifestação anunciada.