Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
NEGÓCIOS

Empresários visitam Tocantins mirando em investimentos no ramo de mineração

29 setembro 2021 - 15h17Por Secom

O presidente da Agência de Mineração do Tocantins (Ameto), Tom Lyra, recebeu nessa terça-feira, 28, a visita de representantes da empresa de mineração WJR Participações LTDA. A empresa conta com unidades em estados do Norte e do Nordeste do Brasil e tem foco na exploração de calcário. 

Os empresários estão no Tocantins para conhecer o Estado, o mercado de mineração e as possibilidades de investimento. A equipe da Ameto apresentou os principais pontos de explorações de minérios, as principais rodovias para escoamento de produção e as substâncias extraídas em cada região do Tocantins.

O empresário Wilson Holanda afirmou sentir confiança para investir, pois acredita que o Estado é promissor e pode render bons frutos para o negócio. "Sempre vi o Tocantins como um estado simpático e bem localizado. Fomos expandindo a nossa mineração para onde estava mais perto da gente e onde seria mais fácil. Fomos pesquisar o Pará e identificamos um bom espaço vizinho ao Tocantins, então sempre pensamos em chegar até aqui, porque é um Estado em expansão e bem servido de energia. Estamos vendo agora que também tem uma equipe de governo eficiente e prática. Há 20 anos, viemos pesquisar o local, mas achamos que ainda não era o momento. Desta vez, estamos muito mais confiantes”.

No Tocantins, a atividade de mineração está em expansão; atualmente, 105 municípios do Estado possuem algum tipo de atividade de exploração de minérios e, de acordo com dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), o Tocantins possui 18 substâncias minerais em extração, sendo as principais calcário, fosfato, minério de ouro e dolomito.

Para o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços e presidente da Ameto, Tom Lyra, atualmente, o Tocantins passa pelo melhor momento para investir no mercado de mineração. “O Tocantins é um terreno fértil para novas empresas; aqui, é possível encontrar condições para investir, mercado consumidor, mão de obra qualificada e com o apoio do Governo do Estado, na gestão Mauro Carlesse, estamos desenvolvendo cada vez mais o setor de mineração e proporcionando um ambiente favorável para quem deseja investir neste setor".