Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
29º
Porto Nacional
28º
AGROINDÚSTRIA

Empresas tocantinenses avançam na expansão comercial de seus produtos

08 junho 2021 - 15h52Por Secom

O processo de agroindustrialização do Estado vem avançando, graças às medidas adotadas pelo Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), que permite novas modalidades de adesão ao serviço oficial de inspeção, possibilitando a expansão da comercialização dos produtos nos mercados interno e externo. Recentemente, a Agência concedeu selos de adesão a três empresas no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários (Sisbi), no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e no Selo Artesanal.

Segundo o presidente da Adapec, Paulo Lima, a desburocratização dos serviços na Agência está facilitando a abertura de novas agroindústrias e, consequentemente, a migração daquelas que já estavam no SIE para o Sisbi, abrindo assim a possibilidade de comercialização dos produtos para todo o país.

Sisbi

Nesta segunda-feira, 7, a Adapec habilitou mais uma empresa ao Sisbi, no segmento de laticínio, no município de Colmeia, na região central do Estado. Com isso, chega a três o número de empresas com adesão ao Sisbi só este ano, somando 10 agroindústrias ao todo.

No mercado de laticínio desde 2001, no município de Colmeia, região centro-oeste, do Estado, o empresário Carlos Magno Martins Leal, proprietário do Laticínio Pureza, disse que está apostando na ampliação e na expansão da comercialização dos seus produtos com a nova adesão ao Sisbi.

“Planejamos a empresa para que ela fosse crescendo aos poucos, degrau por degrau e entendemos que agora é hora de darmos um passo adiante em busca de segurança e a estabilidade nas vendas. Por isso, aderimos ao Sisbi e vamos iniciar, a partir de agora, visitas aos mercados dos estados vizinhos”, contou Carlos Magno.

Selo Artesanal

Outra modalidade do serviço de inspeção, o Selo Artesanal ganhou a sua primeira adesão no segmento de produtos lácteos, trata-se de uma pequena empresa, a Natubem, situada no município de Combinado, na região sul do Tocantins.

O gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio José Caminha, disse que a adesão ao Selo Artesanal é um importante meio para que as pequenas agroindústrias possam sair da clandestinidade e se regulamentar perante o órgão oficial, pois as exigências de equipamentos, estrutura e documentação são bem mais simples para quem se enquadra nesta categoria.

O Selo Artesanal permite, ao empresário, comercializar seus produtos no mercado formal, aderir a linhas de créditos, financiamentos e dar garantias de segurança alimentar ao consumidor que adquirir este produto, que será produzido dentro das condições sanitárias atestadas pelo Estado.

“A partir de agora, com a adesão ao Selo Artesanal, queremos ampliar nossas vendas tanto para o mercado local quanto para a região e também fornecer, por meio do Compra Direta, nossos produtos para as escolas com o retorno das aulas presenciais”, disse uma das sócias da Natubem, Fidelice Ferreira Lima.

SIE

Já o SIE recebeu a adesão de uma nova empresa que está instalada no município de Santa Terezinha, na região norte do Tocantins, trata-se do laticínio Hojuara, que inicia suas atividades no Estado, com a geração de 31 empregos diretos e com capacidade de processamento de 40 mil litros de leite ao dia.