Menu
Busca sábado, 07 de dezembro de 2019
(63) 99292-6165
Araguaína
33ºmax
22ºmin

O Fenômeno Twitter

20 dezembro 2010 - 10h52

Por: Daniel Lélis


Você provavelmente já deve ter ouvido falar do twitter (pronuncia-se "tuíter"), a nova sensação da internet. Contudo, a maioria das pessoas, e aqui em Tocantins ainda mais, não sabem como funciona a rede de microblogs. Pensando nisso e reconhecendo a importância cada vez maior da ferramenta, resolvi dedicar-lhe este artigo, esclarecendo um pouco do que você precisa saber sobre a rede social que mais cresce no país.

Surgido em 2006, o Twitter tem atualmente mais de 11 milhões de cadastrados, dentre celebridades internacionais como Barack Obama, Bill Gates e Al Gore e famosos brasileiros como Luciano Huck (o primeiro a ter 1 milhão de seguidores por aqui), Mano Menezes e Paulo Coelho. As finalidades do microblog são as mais variadas. O twitteiro (nome de quem usa o serviço) pode usá-lo para compartilhar ideias e links, para divulgar produtos e notícias, escrever amenidades, estabelecer conversações e discussões, e por aí vai. O fim a que se destina o microblog é o internauta quem decide. Contudo, terá este direito a somente 140 caracteres por tweet (mensagem), devendo, portanto, sempre que possível, expressar-se com objetividade e clareza.

O Twitter, por enquanto, não tem versão em português brasileiro (o que acontecerá muito em breve), mas nem precisa ser bom em inglês para aprender a usar, uma vez que os termos usados se repetem muito, o que facilita a vida do usuário. Para participar, basta entrar no site www.twitter.com, e se cadastrar. No YouTube, através do endereço http://www.youtube.com/watch?v=O1ae-yV90j0 , você encontra um vídeo explicando passo a passo como criar a sua conta. E no site http://www.twitter-brasil.net/dicionario-do-twitter.htm, você encontra um dicionário feito especialmente para traduzir todas as expressões usadas no microblog.

Uma recente pesquisa, realizada pela agência Bullet, indicou que a maioria (61%) dos usuários do Twitter no Brasil é composta por homens na faixa de 21 a 30 anos, solteiros, dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Na maior parte, pessoas com ensino superior completo e renda mensal compreendida entre R$ 1001 e R$ 5000. Porém, isso tem mudado, uma vez que cada vez mais brasileiros, homens e mulheres, solteiros e casados, de todas as idades e classes sociais, têm aderido à ferramenta.

Em Tocantins, o Twitter ainda é pouco popular, congregando principalmente universitários, políticos e jornalistas. Tudo sugere, contudo, que assim como no restante do país, em breve a ferramenta cairá no gosto da maioria dos internautas do Estado. O Portal O norte, sempre “antenado” a novidades, não poderia ficar de fora dessa, e já tem o seu perfil (www.twitter.com/portal_onorte) na twittosfera. Quem entrar na onda, portanto, já pode segui-lo. Aproveita e já siga o colunista que vos fala: www.twitter.com/dannlelis. Porque twittar é preciso!



AO VIVO