Palmas
32º
Araguaína
34º
Gurupi
33º
Porto Nacional
32º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
Campelo Mobile
CENÁRIO ESPORTIVO

Brasil pode ganhar Universidade do Esporte com polo em várias regiões

23 maio 2025 - 11h30Por Da Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou nesta quinta-feira (22) ao ministro do Esporte, André Fufuca, que o projeto federal da Universidade do Futebol seja ampliado para englobar outros esportes. Para Lula, essa iniciativa colocará o Brasil em uma posição de destaque no cenário esportivo global.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

UNIVERSIDADE DO ESPORTE

Em cerimônia de renovação do contrato de patrocínio da Caixa com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Lula afirmou que o projeto será debatido também com o Ministério da Educação. Ele destacou a importância de uma universidade voltada para o esporte de forma ampla.

“Vamos fazer uma conversa com o ministro do Esporte e da Educação para decidir em conjunto. Eu acho que uma Universidade do Esporte é muito mais importante para todos nós. Com isso, vamos mostrar que esse país não é tão rico, mas tem orgulho, amor e dignidade e a gente não precisa ficar devendo nada para ninguém”, afirmou.

USO DE ESTRUTURAS EXISTENTES

Segundo o ministro André Fufuca, o projeto deve ser apresentado à presidência em cerca de 15 dias. A ideia é utilizar prédios de universidades federais já existentes para sediar a nova instituição, criando polos em várias regiões do Brasil.

“Nós não estamos falando da construção do prédio físico de uma universidade. Eu acredito que nós iremos usar alguma universidade que já funciona, alguma universidade já construída, e fazer polos em todo o Brasil”, explicou o ministro.

FOCO NA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS 

Fufuca acrescentou que a Universidade do Esporte terá como objetivo capacitar árbitros, técnicos e profissionais especializados em diversas modalidades esportivas. O projeto passará por discussão no Ministério da Educação na próxima semana.

SUGESTÕES DE TÍTULOS IMPOSSÍVEIS DE IGNORAR

  1. Lula quer transformar projeto da Universidade do Futebol em centro para todos os esportes

  2. Brasil pode ganhar Universidade do Esporte com polos em todo o país, anuncia ministro

  3. Lula defende universidade que capacite árbitros, técnicos e profissionais de várias modalidades

  4. Projeto da Universidade do Esporte deve ser apresentado em 15 dias, diz ministro do Esporte

  5. Universidade do Esporte: nova aposta do governo para colocar o Brasil em destaque mundial

 

*AGÊNCIA BRASIL 

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu nesta quinta-feira (22) ao ministro do Esporte, André Fufuca, que o projeto federal de construção da Universidade do Futebol englobe outros esportes. Para Lula, uma universidade do esporte colocará o Brasil numa posição de destaque no mundo.

“Vamos fazer uma conversa com o ministro do Esporte e da Educação para decidir em conjunto. Eu acho que uma Universidade do Esporte é muito mais importante para todos nós. Com isso, vamos mostrar que esse país não é tão rico, mas tem orgulho, amor e dignidade e a gente não precisa ficar devendo nada para ninguém”, disse em cerimônia de renovação do contrato de patrocínio da Caixa com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Segundo o ministro Fufuca, o projeto deverá ser apresentado à presidência em aproximadamente 15 dias. A proposta é utilizar o prédio físico de alguma universidade federal já existente para sediar a nova instituição de ensino. 

“Nós não estamos falando da construção do prédio físico de uma universidade. Eu acredito que nós iremos usar alguma universidade que já funciona, alguma universidade já construída, e fazer polos em todo o Brasil”, detalhou Fufuca. 

De acordo com o ministro, o projeto envolve também o Ministério da Educação, onde será debatido na próxima semana. “É uma universidade que vai trabalhar na capacitação de árbitros, capacitação de técnicos, de profissionais especializados em algumas modalidades esportivas”, acrescentou.