Neste sábado (28), Pequim sediou a estreia da RoBoLeague, a primeira Liga Mundial de Futebol de Robôs Humanoides. Quatro equipes, cada uma com três robôs-jogadores, disputaram partidas no ginásio principal da capital chinesa.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
ESTRATÉGIAS DE IA
Os robôs atuaram de forma totalmente autônoma, tomando decisões e traçando jogadas sem qualquer intervenção humana. Guiados por algoritmos avançados de inteligência artificial, eles driblaram adversários, chutaram faltas e até ajustaram táticas em tempo real.
“EQUIPE MÉDICA”
Apesar de projetados para se reerguerem sozinhos, alguns atletas de metal falharam ao cair e precisaram ser retirados de campo em macas, carregados por uma “equipe médica” robótica. O episódio, relatado pela Associated Press, e acrescentou um toque de realismo ao torneio.
FUTURO DO ESPORTE ROBÓTICO
Os organizadores destacam que essa competição pioneira é um passo importante para unir robótica, esportes e entretenimento. A meta é expandir a RoBoLeague e no futuro, integrar diferentes categorias de robôs em campeonatos internacionais.
Quer saber mais sobre inovações e tecnologia no esporte? Fique ligado no Portal O Norte!