Muita gente pensa que a musculação só traz benefícios estéticos, mas isso não é verdade. Estudos recentes mostram que fortalecer os músculos também ajuda no cérebro, contribuindo para a formação de novos neurônios e prevenindo problemas de memória.
AJUDA O CÉREBRO
De acordo com o MIT Technology Review, cientistas descobriram que moléculas chamadas miocinas, liberadas durante os exercícios, ajudam a controlar funções do cérebro como aprendizado, memória e até humor.
Essas miocinas também podem iniciar processos que beneficiam o cérebro, como a criação de novos neurônios. Além disso, elas oferecem proteção contra doenças como o Alzheimer e danos causados por lesões cerebrais.
PREVENÇÃO DE DEMÊNCIA
Estar fisicamente ativo também pode reduzir o risco de demência e desacelerar a perda de funções cognitivas, principalmente em adultos mais velhos ou em pessoas que já têm problemas no cérebro.
MELHORAM A MEMÓRIA
Outro estudo, realizado pelo Instituto Nacional de Envelhecimento dos EUA, revelou que o exercício ajuda o cérebro a manter antigas conexões e a criar novas, o que é essencial para a saúde mental.
Os cientistas acreditam que exercícios aeróbicos, como caminhar, são mais eficazes para o cérebro do que atividades de alongamento ou tonificação. Além disso, treinos de alta intensidade, como a musculação, aumentam o tamanho do hipocampo, a parte do cérebro responsável pela memória espacial, que nos ajuda a entender o ambiente ao nosso redor.
NA MELHOR SPORT
Ainda falando sobre o assunto, convidamos você para conhecer a NA MELHOR SPORT em Araguaína. Um espaço feito para a família com atividades de musculação, natação e hidroginástica para todas as idades.
Entre em contato conosco e agende uma aula experimental para conhecer o nosso espaço. Para saber mais acompanhe a academia em seu perfil no Instagram.