O segundo dia de competição dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que ocorrem em Recife/PE, foi marcado pelo destaque da equipe feminina do wrestling, que ficou em 3° lugar na disputa, atrás do Amapá (1º) e do Rio Grande do Norte (2º). Ao todo, no final do domingo, 22, a delegação tocantinense, que conta com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), garantiu seis medalhas, sendo quatro nas lutas femininas e duas nas masculinas.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O estudante-atleta Antônio Guilherme da Silva Teixeira, do Colégio Estadual Padre Gama, de Monte do Carmo, conquistou a medalha de bronze na categoria 75 kg, na Série Prata. O jovem, que participa pela primeira vez de uma competição esportiva, destacou que a experiência foi positiva. “Estou muito orgulhoso do trabalho que meu sensei fez comigo e do que eu fiz. Mereci muito, estou feliz e pretendo voltar outros anos, com certeza”, ressaltou.
As outras medalhas do segundo dia foram conquistadas por Gustavo Brito de Oliveira (prata, na categoria 75 kg - Série Bronze); Maria Clara de Oliveira Caldas (prata, na categoria 46 kg - Série Bronze) e Danyella Vitória Adorno Mourão (bronze, na categoria 58 kg - Série Bronze). Além disso, o Tocantins levou duas medalhas inéditas de prata, na Série Ouro, no primeiro dia de competição, com as estudantes-atletas Lara Emanuelly Vasconcelos e Maria Vitória Alves.
O técnico da equipe, professor Dyogo Teles, enfatizou que as vitórias alcançadas são importantes para o fortalecimento dessa modalidade no Tocantins, tendo em vista que o esporte ainda está nos seus passos iniciais no estado. “Esse resultado é fruto do trabalho que a gente vem fazendo em conjunto com os professores, com cursos de capacitação e o apoio que a Seduc proporciona para essas formações. Isso vem fomentando ainda mais o esporte”, pontuou.
Tocantins nas finais do atletismo
A equipe tocantinense também marcou presença em diversas finais de provas do atletismo. O estudante-atleta Estevão Portilho Vieira, da Escola Estadual Ana Amorim, de Pedro Afonso, conquistou o bronze (Série Prata), nos 100 metros com barreiras. Ana Vitória Neres de Sousa alcançou o 7° lugar no lançamento de disco (Série Ouro) e Karl Marx Alves dos Santos disputou no salto em distância (Série Ouro), ficando com a 8ª colocação.
Isabella Lorraine Silva de Lima participou da final do arremesso de peso (Série Bronze) e Gabriel Bandeira Bezerra Leite correu na prova de 80 metros (Série Bronze).
Vitórias no handebol
A equipe masculina de handebol obteve a 2ª vitória consecutiva, desta vez contra a equipe do Acre, com placar de 24 a 12. Com o resultado, o time avançou para as oitavas de final da Série Ouro.
Confira as tabelas com resultados aqui.