Palmas
23º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
22º
BEM ESTAR

Estudos revelam o melhor remédio para quem sofre com depressão e ansiedade

11 novembro 2024 - 11h48Por Da Redação

O número de diagnósticos de depressão e ansiedade cresceu 25% desde a pandemia, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse aumento gera preocupação entre profissionais de saúde, que buscam alternativas e orientações eficazes para o tratamento dessas condições.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

MUDANÇA DE HÁBITOS 

Em momentos de ansiedade ou depressão, o impulso inicial é recorrer a medicamentos para alívio imediato dos sintomas, algo útil em casos graves, mas que requer prescrição médica. No entanto, estudos apontam que mudanças de hábitos, especialmente aquelas que reduzem o estresse e equilibram hormônios, podem ser igualmente eficazes sem o uso de fármacos.

ANTIDEPRESSIVO NATURAL

Entre os hábitos saudáveis, a prática de exercícios físicos se destaca por seus inúmeros benefícios à saúde mental. Diversos cientistas já classificam a atividade física como “o melhor dos antidepressivos”.

RISCO DA DEPENDÊNCIA 

Estudos indicam que entre 40% e 60% dos pacientes que usam antidepressivos relatam resultados positivos, mas essa taxa é semelhante ao índice obtido em pacientes tratados com placebo. Isso levanta uma questão sobre o uso excessivo de medicamentos, considerando seus possíveis efeitos colaterais para o paciente.

EFICÁCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

Um estudo realizado pela Universidade da Austrália Meridional, concluído em fevereiro de 2023, revela que a atividade física pode ser até 50% mais eficaz do que medicamentos para combater a depressão. Os pesquisadores analisaram dados de mil estudos com mais de 120 mil pessoas, concluindo que até 12 semanas de exercício físico são mais eficazes no tratamento de ansiedade e depressão.

Outro estudo da Universidade de Potsdam, na Alemanha, destacou que atividades físicas moderadas e aeróbicas oferecem grandes benefícios para a saúde mental. Os cientistas ressaltam, contudo, que é essencial personalizar o tipo de exercício para cada paciente, evitando atividades que possam causar desconforto ou desmotivação.

O QUE ACONTECE NO CORPO DURANTE O EXERCÍCIO?

Durante a prática de atividades físicas, o corpo libera hormônios como endorfina, ocitocina e dopamina, responsáveis por promover bem-estar e relaxamento. Além disso, manter uma boa forma física e níveis adequados de gordura corporal contribui para a autoestima.

Outro benefício dos exercícios é a melhora na qualidade do sono, essencial para a regulação hormonal e bem-estar mental. Um sono adequado é fundamental no combate à ansiedade e depressão, promovendo o equilíbrio dos hormônios ligados à sensação de felicidade e relaxamento.

Que tal fechar o ano com uma mudança de hábito significativa e que pode fazer toda a diferença na sua saúde? Convidamos vocêpara conhecer a academia NA MELHOR SPORT em Araguaína que oferece aulas de musculação e natação para todas as idade. 

Para saber mais sobre os planos e atendimentos na academia, entre em contato com a a academia via direct no Instagram ou pelo WhatsApp (63) 99282-7572.