O Setor Jardim Taquari, na região Sul de Palmas, será contemplado com um centro esportivo dentro do programa federal de construção de espaços para prática esportiva, lazer e convivência comunitária. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29) pelo ministro do Esporte, André Fufuca (PP), durante o lançamento do Centro Esportivo Comunitário Arena Brasil – Setor Irmã Dulce, na capital.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
ATENÇÃO ÀS ÁREAS MAIS VULNERÁVEIS
Segundo André Fufuca, a escolha dos locais priorizou áreas simbólicas, onde a população pudesse se reconhecer. Ele citou Luzimangues, distrito de Porto Nacional, como o primeiro município contemplado e afirmou que o segundo centro esportivo será instalado em Palmas. “Esta é uma cidade construída por gente trabalhadora, gente corajosa. Nós demos o primeiro presente para Palmas, um centro esportivo comunitário no Taquari”, afirmou.
Ao todo, dez cidades do Tocantins estão previstas para receber os centros esportivos do programa federal, entre elas Ananás, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Lagoa da Confusão, Paranã, Pedro Afonso, Taguatinga, Tocantinópolis, Xambioá e São Miguel.
ALINHAMENTO POLÍTICO E GARANTIA DE RECURSOS
O deputado federal Vicentinho Júnior (PP) destacou a presença do ministro André Fufuca e ressaltou o alinhamento político do Tocantins com o Progressistas. Ele lembrou que, como relator setorial da pasta, ajudou a garantir os recursos para a arena esportiva no Jardim Taquari. “Saímos hoje daqui com essa certeza”, afirmou.
PROGRAMA TEATIVO CHEGA AO TOCANTINS
Durante o evento, o ministro também anunciou que o Tocantins será o primeiro estado da região Norte a contar com um núcleo TEAtivo, vinculado ao programa da Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR). A iniciativa cria núcleos-piloto para atender crianças e jovens com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), oferecendo espaços adequados para atividades esportivas, psicomotoras e de lazer. Palmas, Gurupi e Araguaína receberão os primeiros três TEAtivos da região.
ARENA BRASIL SERÁ MODELO PARA OUTRAS UNIDADES
O Centro Esportivo Comunitário Arena Brasil – Setor Irmã Dulce servirá de modelo para as demais unidades no estado. O espaço contará com quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society, academia ao ar livre, pista de caminhada, quadra de basquete 3×3, parquinho infantil e área de convivência para eventos comunitários.
PREFEITO DE PALMAS REFORÇA COMPROMISSOS
Durante o ato, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), afirmou que os investimentos não se limitarão a um único bairro. Ele garantiu que outras regiões também receberão pavimentação asfáltica e destacou sua trajetória política. Eduardo aproveitou a ocasião para reafirmar que não será candidato ao governo do estado, nem sua esposa ou filha. “Já cumpri minha missão. Este é meu legado”, disse.


Iniciativa federal inclui equipamentos esportivos e áreas de convivência - Crédito: Divulgação 


