Palmas
26º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
26º

Tocantins participa do Congresso de Viagens

22 outubro 2010 - 12h50

O setor de turismo se reúne na ABAV 2010 – Congresso Brasileiro de Viagens e feira das Américas, desde esta quarta-feira, 20, no Rio Centro, Rio de Janeiro.
Agências de viagens, operadoras, órgão oficiais de turismo, de estados e municípios brasileiros e representantes intencionais, além de diversas empresas que compõem o trade, marcam presença expondo seus produtos e podendo realizar negócios.

A Feira, uma das maiores do setor, ocupa três pavilhões com mais de 800 expositores. Os estados com seus stands concentrados em um dos pavilhões aproveitam seus espaços para mostrarem atrativos naturais, culturais, com apresentações de dança e música, gastronomia e artesanato e distribuir uma vasta folheteria de divulgação, com informações turísticas.


Tocantins

O Tocantins representado pela Adtur – Agência de desenvolvimento turístico em parceria com agências de viagens do Estado participam do evento. As regiões turísticas, Serras gerais, Serras e Lago, Lagos e Praias do Cantão e Ilha do Bananal e Encantos do Jalapão estão sendo mostradas pela folheteria da Adtur e as agências Batista Pereira e Ricanato viagens e Turismo, ofertam roteiros para o Jalapão, palmas e Natividade.

O ingresso de 30 milhões de brasileiros na classe média foi um dos assuntos em destaque no evento. De acordo com o ministro do Turismo, Luiz Barreto, os agentes de viagens são relevantes para a ampliação do mercado de turismo doméstico. “O grande desafio do nosso setor é entender os hábitos desses consumidores e os agentes têm papel fundamental nessa questão”, frisou ao estimar um crescimento de 10 a 12% no setor de turismo em 2011.

O presidente da Adtur, Ruberval França, classificou o evento como uma oportunidade ímpar de divulgar o Estado: “O principal benefício é o fortalecimento turístico, já que o espaço é uma ferramenta de divulgação e comercialização dos roteiros formatados”, apontou.

Para as agências, a participação no evento já está rendendo bons resultados com a troca de informações e contatos com outras empresas e até mesmo com o fechamento de negócios. Segundo a consultora de vendas, Mirella Noronha, “Esta é a oportunidade de mostrar nossos serviços e produtos para o público, definindo que são as agências e operadoras. Fizemos vários contatos com empresas que vêm nos procurar já com interesse em fechar negócios”, disse.

A expectativa é que até o fim do evento, nesta sexta-feira, 22, 24 mil pessoas entre agentes e operadores visitem a ABAV.


Guia de Turismo Tocantins

O pré-lançamento do Guia de Turismo Tocantins, confeccionado pela Empresa das Artes, que aconteceria no stand do Tocantins na ABAV, foi adiado e deve acontecer até o mês de dezembro em Palmas. (Com informações da assessoria de imprensa Adtur)