Palmas
27º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
25º

Governo abre oficialmente II etapa de vacinação contra aftosa

08 novembro 2010 - 10h34

Nesta segunda-feira, dia 8, o Governo do Estado dará a largada oficial contra a febre aftosa no Tocantins. O lançamento da II etapa da campanha de vacinação será realizado às 8h30, na Fazenda Abençoada, localizada próximo ao município de Paraíso do Tocantins, a 60 km de Palmas.

Segundo o presidente da Adapec - Agência de Defesa Agropecuária, José Luciano Azevedo Carlos, com o lançamento oficial da campanha os produtores são conclamados a se engajar na luta contra a doença e imunizar seus animais. “A vacinação começou dia 1º, mas com o lançamento oficial, com a ajuda da mídia, sabemos que a campanha será intensificada”, explicou o presidente, acrescentando que a meta é sempre atingir os 100% de cobertura vacinal.

Nesta etapa, deverão ser imunizados cerca de 3,5 milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, declarados em maio deste ano. O prazo para a imunização dos animais segue até dia 30 de novembro e quem não cumprir com a obrigação terá sua ficha bloqueada e será multado. “Vale lembrar que a Adapec não quer multar ninguém, mas para isso todos precisam cumprir as determinações oficiais do Ministério para a erradicação da doença”, comenta o diretor de Defesa Animal, José Emerson Cavalcante.

Vale lembrar que os produtores que têm somente animais com faixa etária acima de dois anos (24 meses), ou seja, que serão dispensados da vacinação, também deverão ir à Adapec para atualizarem seu cadastro.

Os dados são importantes para que a Adapec possa acompanhar a evolução do rebanho tocantinense. Segundo dados de maio, o Tocantins tem 7.606.090 de bovídeos. Destes, 99,50% foram imunizados, alcançando o maior índice vacinal registrado até o momento. Multas Quem deixar de vacinar o gado contra a aftosa será multado no valor de R$ 5,32 por cabeça.

Depois de imunizar, o produtor tem um prazo de dez dias para comprovar o ato no escritório da Adapec, onde sua ficha é movimentada. Para quem deixar de declarar a vacinação, a multa é de R$ 127,69 por propriedade.

Zona Tampão Na Zona Tampão, que é composta pelos municípios de Barra do Ouro, Goiatins, Campos Lindos, Recursolândia, Lizarda, São Félix e Mateiros, todos os animais, independentemente da faixa etária, devem ser vacinados. (Da Ascom – Adapec)