Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
25º

Cepema de Porto Nacional realiza curso de Informática para reeducandos

26 novembro 2010 - 09h53

A Central de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Cepema), de Porto Nacional, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está promovendo um curso profissionalizante de Informática Básica para reeducandos acompanhados pelo órgão.

As aulas tiveram início este mês e estão acontecendo de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas, no Laboratório da Universidade Aberta de Brasília (UAB), com a participação de 20 alunos. A carga horária é de 100 horas/aula e o curso se encerrará no próximo dia 15 de dezembro.

O curso de Informática faz parte do projeto Formação Profissional, um Viés para Ressocialização, elaborado pela Cepema de Porto Nacional com o objetivo de ressocializar os reeducandos, por meio de cursos profissionalizantes e acesso ao mercado de trabalho. Para este curso que está sendo ministrado pelo Senai, também foram destinadas vagas para usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), como forma de prevenção e inclusão social.

Durante a abertura do curso, estavam presentes o Coordenador Regional do Senai, João Guilherme; a Secretária Municipal de Assistência Social, Lílian Martins; a Psicóloga do CAPS, Rossana Bonis; e Jurimar Mendes Lima Júnior, Assistente Social da Cepema de Porto Nacional.

Na ocasião, o representante da Cepema destacou que ao se remeter a ressocialização, não se deve pensar de forma isolada. “Se faz mister elencar, em especial, a questão da formação profissional, uma vez que estão intrinsecamente ligados, afinal, caso as pessoas que cometeram algum delito, em função de subsidiar suas necessidades não obtiverem oportunidades para adentrar ao mercado de trabalho e assim se manterem economicamente, possivelmente voltarão a reincidir no ato delituoso".

Lima Júnior também informou que para o próximo ano estão previstos outros cursos na área de construção civil, salgadeiro, corte e costura e uma nova etapa do curso de informática, montagem e manutenção de computadores.


Ações

Desde a implantação da Cepema de Porto Nacional, algumas ações estão sendo fomentadas no sentido de melhor atender à proposta real da execução penal, em especial no tocante às penas e medidas alternativas. Nesse sentido, a equipe, concebendo a educação como um dos principais agentes socializadores, tem realizado várias atividades.

No mês de setembro, foram realizadas visitas domiciliares no sentido de incentivar os beneficiários assistidos pela Central para a realização da prova do ENCCEJA - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que acontecerá no próximo dia 12 de dezembro e que tem a proposta de avaliar quem não teve a oportunidade de concluir sua formação escolar dentro da idade apropriada.

Além das visitas domiciliares, a Central disponibilizou suas instalações para as inscrições, bem como, elaborou material informativo prestando esclarecimentos e motivando os beneficiários que se encontram dentro do perfil necessário para a realização da prova, como também seus familiares. (Da Ascom do TJTO)