Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
23º
Porto Nacional
24º

Artesanato do Bico do Papagaio e Jalapão na Feira do Empreendedor

03 dezembro 2010 - 00h15

Produtos feitos com Babaçu, Capim Dourado e Buriti fazem parte do Salão do Artesanato, com direito a lançamento de coleção exclusiva.

O artesanato tem feito muito sucesso com os consumidores, principalmente no Tocantins. O estado, que é rico neste tipo de produções manuais de caráter popular, agora poderá contar com mais um espaço destinado a estes produtos. A Feira do Empreendedor 2010 traz o Salão do Artesanato, onde serão expostas peças de mais de 21 comunidades. Na oportunidade também será lançada a coleção “Palmas para o Tocantins”.

O Salão de Artesanato, que está localizado próximo a praça principal da feira, apresentará produtos genuinamente tocantinense. Dentre as peças, poderão ser encontrado artesanato do babaçu, buriti e capim dourado. Os produtos são diversificados, desde peças voltadas a moda, utilitários e a decoração.
 

Para Paulo Massuia, superintendente do Sebrae, a feira vai além da exposição das peças. “Com este espaço, nós podemos incentivar e obter novas parcerias com algumas instituições públicas e privadas, que participam do evento, fortalecendo o segmento artesanal como estratégia de desenvolvimento social e geração de trabalho e renda no Estado do Tocantins”, reforça Massuia.

No evento será lançada a Coleção “Palmas para o Tocantins”, fruto do projeto “Trabalho, Artesanato, Turismo e Autonomia das Mulheres Tocantinense”. O projeto é uma parceria do Sebrae e da Fundação Cultural do Estado. São aproximadamente 250 peças, produzidas entre abril e novembro desse ano, período esse onde foram realizados 39 cursos de capacitação atendendo mais de 340 artesãs dos 13 municípios atendidos pelo projeto. Os municípios estão localizados nos principais pólos do artesanato tocantinense, o Bico do Papagaio e o Jalapão.

Já para a diretora-técnica do Sebrae, Mila Jaber, o artesanato feito no Tocantins é expressivo e a parceria com a Fundação Cultural do estado é estratégica. “Esta parceria está rendendo bons frutos, principalmente nessas regiões onde ainda são escassas as fontes de renda, tendo em vista o baixo desenvolvimento. Este projeto garante às mulheres o aumento na renda familiar e melhora sua qualidade de vida, tudo isto por meio do artesanato”, salienta.

A Feira do Empreendedor acontece de 1 a 4 de dezembro, no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas. A entrada é franca e o horário de funcionamento de 17 às 23 horas, com as palestras magnas, cursos e visitação da feira. A Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae, com patrocínio da Celtins e do Banco do Brasil e apoio da Universidade Católica, Faet, Fecomércio, Faciet, Fieto, UFT, Unitins e Prefeitura de Palmas.

Conheça os municípios beneficiados:
Ao todo foram beneficiados 13 municípios e 02 povoados, sendo eles Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito, Itaguatins, São Miguel do Tocantins, Sampaio, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Mateiros e Povoado Mumbuca, Novo Acordo, Rio Sono, São Félix e Povoado do Prata e Santa Tereza. (Da assessoria de imprensa Sebrae-TO)