Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º

Tocantins recebe primeiro helicóptero para reforçar segurança no Estado

07 dezembro 2010 - 18h30

Aterrissou na tarde desta terça-feira, 7, em Palmas, a primeira aeronave da Segurança Pública do Tocantins, adquirida pelo Governo do Estado, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). O helicóptero, modelo Esquilo AS 350 B3, custou cerca de R$ 6 milhões e estava sendo montado no estado de Minas Gerais, desde o início do ano.

Esse helicóptero será usado pela Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, com um único intuito: garantir a segurança e tranquilidade da população”, declarou o Secretário de Segurança Pública, Juscelino Cardoso da Mota.

Os delegados Charles Giovane Ferreira de Oliveira e Leonardo Garrido da Nóbrega receberam treinamento para pilotar a aeronave. “Estamos há mais de um ano em treinamento em Brasília e só devemos finalizar o curso em 2011, no estado do Ceará. São cerca de 500 horas de aperfeiçoamento para estarmos aptos a pilotar o helicóptero”, disse Nóbrega. Sete policiais militares do Tocantins também estão em treinamento no Distrito Federal.

A SENASP disponibilizará profissionais da área de mecânica, tripulação e comando de aeronaves para auxiliar os pilotos tocantinenses com cursos de capacitação e suporte operacional.

A aeronave deve estar com a documentação regularizada ainda este ano e equipada com acessórios específicos para o uso.

Características do helicóptero
O helicóptero modelo Esquilo AS 350 B3 foi montado pela empresa Helibrás, do estado de Minas Gerais, e é apropriado para locais de altas temperaturas, como o Tocantins.

Suporta mais de 3 horas no ar sem abastecimento. A capacidade do tanque é de 547 litros de combustível. Atinge uma velocidade de até 220 Km/h, transporta no máximo 6 pessoas e chega a altura máxima de 23 mil pés (o que corresponde a mais de 7 mi metros de altura). (Da Ascom SSP-TO)