Palmas
29º
Araguaína
29º
Gurupi
29º
Porto Nacional
28º

Tribunal de Contas promove campanha de combate à corrupção

09 dezembro 2010 - 14h24

Hoje, quinta-feira, 9, é comemorado “O dia de combate à corrupção” e o Tribunal de Contas do Tocantins - TCE promove uma campanha com a intenção de propor uma reflexão sobre esse tema tão importante. A ideia é chamar a atenção da sociedade e trazê-la para perto, sendo uma auxiliar contra esse mal.

A Campanha
Uma das peças da campanha é o pronunciamento do conselheiro presidente do Tribunal de Contas, Severiano Costandrade, que ressalta na fala: “A corrupção não pode mais estar incorporada ao nosso cotidiano. Ela não pode mais fazer parte do nosso DNA como um fator cultural. É possível combatê-la sim! Mobilizando a sociedade, aplicando as leis, lançando mão de novas tecnologias e aperfeiçoando os quadros técnicos e os órgãos fiscalizadores” afirma.

Também nas ruas das principais cidades do Estado foram instalados outdoors convidando o cidadão a vigiar os gastos dos recursos públicos. A pergunta é “Como o prefeito de sua cidade gasta o dinheiro que sai do seu bolso? Fiscalize!". A iniciativa ainda divulga o endereço eletrônico do Portal do Cidadão, onde estão disponíveis os gastos do TCE/TO e dos municípios, informados via SICAP, Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública. É a transparência como forma de combate à corrupção.

A convocação da sociedade na fiscalização das ações da administração pública é destaque, ainda, na série deVT´s de 30 segundos cada. Na forma de desenho animado, o roteiro apresenta exemplos práticos em que a comunidade denuncia irregularidades à Ouvidoria do TCE e tem o problema solucionado a partir desta iniciativa. Os vídeos estão disponíveis no site do TCE.

Na luta contra a corrupção, a Corte de Contas tocantinense organizou o “I Fórum de Controle”. Evento que reuniu cerca de 500 pessoas entre prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais. A intenção foi fortalecer o controle interno, considerado um aliado na prevenção de atos que prejudicam a gestão pública. (Com informações da Assessoria do TCE)