Palmas
24º
Araguaína
28º
Gurupi
28º
Porto Nacional
25º

Major do Tocantins recebe condecoração Nacional

18 dezembro 2010 - 21h26

A major BM Lucelita Maria Alves, secretária executiva da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, foi condecorada nesta quinta-feira, 16, no grau de Cavaleiro, ao receber a Medalha Defesa Civil Nacional, em evento realizado em Brasília, pelo Ministério da Integração Nacional.

O Ministro da Integração Nacional, João Santana Filho, e a Secretária Nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente, participaram da solenidade. A Condecoração é uma homenagem a personalidades civis e militares que contribuíram para o fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa Civil, bem como prestaram serviços relevantes aos afetados por desastres.

Major Lucelita tem se dedicado à Defesa Civil não só no Tocantins, mas em âmbito nacional também, especialmente na área de ensino. Lucelita é uma das autoras do manual “Curso de Gestão de Riscos e Desastres, Contribuições da Psicologia”. O curso é oferecido pela Secretaria Nacional da Defesa Civil, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres, da UFSC, na modalidade de ensino a distância, com mais de 1,5 mil profissionais matriculados.

Lucelita integra a equipe de instrutores do Curso de Gestão Integrada em Defesa Civil, que está sendo ministrado em vários estados, com o foco na prevenção e preparação para o enfrentamento de desastres, visando contribuir para que haja a redução de risco e de desastres em todo o País. Além de Palmas, em novembro o curso foi realizado em Campo Grande, MS.

Major Lucelita participa do Gade - Grupo de Apoio a Desastres -, formado por 22 profissionais, todos técnicos na área de Defesa Civil, oriundos de Corpos de Bombeiros e outras forças de segurança de Minas Gerais, Pará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. O Grupo representa a Defesa Civil Nacional e pode atuar em situações adversas em todo território nacional e, ainda, em ações de ajuda humanitária em desastres de grande vulto ocorridos em outros países. (Com informações da Ascom Corpo de Bombeiros)