Palmas
30º
Araguaína
29º
Gurupi
31º
Porto Nacional
31º

Governador realiza primeira reunião e determina prioridade para a Saúde

04 janeiro 2011 - 11h06

Poucos tiveram a oportunidade de, como eu, viver a glória do início de uma nova etapa.” Foi com estas palavras que, durante parte da manhã e da tarde desta segunda-feira, 3, no Palácio Araguaia, o governador Siqueira Campos abriu a primeira reunião com os secretários e os dirigentes de autarquias estaduais, na qual prioridades foram traçadas e ações já foram determinadas. Dentre os temas tratados como prioritários, o governador afirmou que a saúde é o que merece maior atenção. O resultado da primeira reunião com o secretariado foi repassado pelo presidente da Agência Tocantinense de Notícias (ATN) e porta-voz do Governador, Sandro Petrilli.

Conforme foi estabelecido a partir das discussões, uma das primeiras ações do governo será a publicação de um ato que determine as providências para a construção de hospitais gerais em Araguatins, Augustinóplis, Araguaína e em Gurupi, sendo que os que já existem nestas duas últimas cidades irão passar por reestruturação. Na mesma área de atuação, haverá, também, a revitalização das estruturas de saúde estadual, além da implantação de um hospital de urgência em Palmas, visando desafogar os atendimentos no Hospital Geral da Capital.

Grupos Executivos
O governador Siqueira Campos também determinou a criação de grupos executivos para solucionar problemas e promover mudanças nos setores dos combustíveis, energia elétrica, trânsito, meio ambiente e educação.

No primeiro grupo anunciado, os estudos irão focar na redução do preço da energia elétrica e na verificação de anomalias nos preços dos combustíveis. Para a realização destas medidas, serão convocados representantes da Secretaria da Fazenda, do Procon, do Instituto de Pesos e medidas (Ipem) e o representante do governo na Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (Celtins).

Também será criado um grupo multidisciplinar que irá prevenir os acidentes de trânsito no Estado. Participarão desta iniciativa representantes das secretarias de Comunicação, Educação, Infraestrutura, Cidades e de Saúde do Estado, assim como do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Polícia Militar (PM).

Na área do meio ambiente, o governador Siqueira Campos determinou a formação de grupo executivo focado na formação de procedimentos de licenciamento ambiental e ordenamento florestal. Para compor esta equipe, trabalharão juntos representantes das secretarias estaduais do Desenvolvimento Sustentável e Recursos Humanos, da Agricultura, da Indústria, Comércio e Turismo, das Oportunidades, Naturatins, Ruraltins, Cipama e da Procuradoria. Serão convidados, também, membros do Ministério Público Estadual (MPE), da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet).

Mais um tópico tratado como prioritário pelo governador foi a implantação de bolsas de estudos para alunos da educação estadual, que seriam pagas a partir de um cartão magnético. O grupo executivo que tomará a frente nesta ação será composto por representantes das secretarias estaduais de Educação, da Juventude, da Fazenda e da Ciência e Tecnologia.

Contenção de gastos
No sentido de colaborar com a redução de despesas, os secretários se comprometeram em fazer uso dos veículos particulares nos trajetos ao trabalho. Os veículos do Estado só serão utilizados exclusivamente no exercício da função. (Com informações da Secom)