Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º

Tocantins amplia área livre da febre aftosa com vacinação

04 janeiro 2011 - 13h17

O Tocantins deu mais um salto importante na sanidade do rebanho bovino. O MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, reconheceram no dia 28 de dezembro, sete municípios tocantinenses como área livre febre aftosa com vacinação. O novo status foi publicado na Instrução Normativa número 45.

Os sete municípios que antes faziam parte da zona tampão, a partir de agora estão inclusos aos demais municípios ampliando, assim, as possibilidades de garantia sanitária. Os municípios contemplados são: Barra do Ouro, Campos Lindos, Goiatins, Lizarda, Mateiros, Recursolândia e São Felix do Tocantins.

Segundo o então secretário da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Sahium, esse novo status é começo de novas possibilidades para comercialização da carne bovina. “O Tocantins mostra que as ações de políticas públicas foram consolidadas ao longo destes anos. É o resultado da aplicação de uma defesa sanitária conscientizada, por meio de relatórios e serviços eficientes”, destacou o Secretário.

O Ministério da Agricultura aguarda agora resposta ao pleito encaminhando à Organização Mundial de Saúde Animal para reconhecimento internacional dessas regiões como zona livre da febre aftosa com vacinação. Em fevereiro de 2011, relatório brasileiro será analisado por uma comissão cientifica e, se aprovado, o reconhecimento ocorrerá em maio, durante a assembléia geral da entidade.

Hoje, 15 unidades da federação são consideradas livres da febre aftosa com vacinação: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal, além de outros municípios. (Com informações da Comunicação da SEAGRO)