Palmas
26º
Araguaína
23º
Gurupi
21º
Porto Nacional
26º
APÓS REPERCUSSÃO

Candidato da OAB investigado pela PF ameaça processar veículos que publicarem denúncia que envolve seu nome

24 novembro 2018 - 11h14

Após veiculação de reportagem no Portal O Norte sobre processo de investigação que apura suposto esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), indicando suposto envolvimento do candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Seccional Tocantins), Gedeon Pitaluga, ele encaminhou nota ao site se manifestando sobre o caso.

Ameaça e Difamação

Ao invés de se defender, Pitaluga utilizou o espaço de direito de resposta para tentar denegrir o Portal O Norte, bem como ameaçou de processar judicialmente tanto o veículo como qualquer outro meio de comunicação que divulgou a denúncia que envolve seu nome. Lembrando que o fato também foi assunto na edição desta sexta-feira (23) do Jornal do Tocantins, na coluna “Antena Ligada” assinada pelo Jornalista, Laiton Costa.

Na nota, Pitaluga afirma que as “acusações difamatórias”, não tem qualquer fundamento e garante que não tem envolvimento com nenhuma operação da Polícia Federal relacionado a irregularidades ocorridas no TJ.

“Especulação”

Sobre o documento que o Portal O Norte teve acesso e mostra detalhes de denúncias que estão sendo investigadas, o advogado afirma não ter conhecimento e acrescenta que “refuta qualquer especulação que remeta ao meu envolvimento em qualquer tipo de crime, que deve ser combatido com o rigor da Lei”.

Por fim na nota, Pitaluga acusa o site de tentar influenciar o processo eleitoral na OAB e afirma que representará na Justiça contra o veículo que segundo ele, “fizer acusações difamatórias com o único objetivo de manchar” sua reputação.

O Site

Diante do posicionamento de Gideon Pitaluga, o Portal O Norte destaca que vivemos em um estado democrático de direito onde a liberdade de imprensa é garantida por Lei e está amplamente assegurada pela Constituição Federal e que respeitando o espaço de direito de resposta, ressaltamos que as informações sobre denúncia contra Pitaluga e apresentadas ao site são base em processo de investigação e não “factoides” como afirma o advogado, que ao dizer que desconhece a denúncia reconheceu que possivelmente corre em segredo de Justiça. O site em momento algum “acusa” o advogado, contudo mostra que de fato existe uma denúncia protocolada na justiça contra o mesmo.

Por fim ressaltamos que o objetivo do nosso veículo é informar e nos comprometemos com a verdade e como muitos cidadãos que nos acompanham, lamentamos esse tipo de notícia que temos o dever de mostrar à sociedade. Também defendemos que caso sejam comprovadas as ilegalidades praticadas, que os culpados sejam penalizados com rigor e justiça.

Confira a nota na íntegra

NOTA PÚBLICA DE GEDEON PITALUGA AO PORTAL O NORTE


É com profunda indignação que novamente vejo a campanha pela Seccional do Tocantins da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ganhar contornos estarrecedores.

A matéria publicada pelo Portal O Norte, na tarde desta sexta-feira (23), faz acusações difamatórias e sem qualquer fundo de verdade.

NÃO TENHO QUALQUER ENVOLVIMENTO COM A OPERAÇÃO ATUAL OU ANTERIOR DA POLÍCIA FEDERAL que investiga supostas irregularidades ocorridas no Tribunal de Justiça do Tocantins. O documento ao qual este Portal se refere é fruto de uma investigação que aparentemente corre em segredo de Justiça e que não tenho sequer conhecimento. Mas, com firmeza e veemência, refuto qualquer especulação que remeta ao meu envolvimento com qualquer tipo de crime, que deve ser combatido com o rigor da Lei. Assim, representarei ainda na Justiça o veículo de comunicação que fizer acusações difamatórias com o único objetivo de manchar minha imagem e influenciar o processo eleitoral da OAB ao qual participo. 

Mais uma vez, não me intimidarei e nem deixarei manchar minha reputação, escrita com tanto trabalho e respeito ao exercício da minha profissão e aos ensinamentos que recebi da minha família. A advocacia a qual eu pertenço não se intimida com factóides políticos ou fake news.